X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dietas ricas em fibra da lactação ao desmame em leitões: efeito no desenvolvimento intestinal e eficiência energética

As dietas ricas em fibra no desmame podem tornar-se uma estratégia de alimentação eficaz para os leitões

23 Outubro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As observações em suínos selvagens sugerem que a importância da fibra alimentar e a sua apresentação física podem ser subestimadas na dieta dos leitões antes do desmame.

Objetivo: Este estudo avaliou como a alimentação de leitões lactentes com feno de gramíneas, isoladamente ou misturado com a ração inicial, afeta o seu crescimento e desenvolvimento intestinal. Explorou também como a continuidade da alimentação com pellets de erva após o desmame influencia estes resultados.

Métodos: Trinta e seis ninhadas, cada uma contendo aproximadamente 14 a 15 leitões, foram divididas em três grupos durante a lactação. Um grupo (controlo) recebeu apenas ração convencional. O segundo grupo recebeu feno de erva picado separadamente, juntamente com creep feed convencional. O terceiro grupo recebeu creep feed modificado, em que parte dos grãos foi substituída por pellets de erva a 28%. Após o desmame no dia 23, cada ninhada foi novamente dividida e foi alimentada ou com dieta de transição, continuando o tratamento pré-desmame ou mudando para uma dieta com 13% de pellets de erva até ao dia 39. O crescimento, a estrutura intestinal, a atividade genética relacionada com a absorção de nutrientes e a função da barreira intestinal, os metabolitos intestinais e as populações bacterianas foram medidos no desmame e posteriormente. Em cada momento de amostragem foram eutanasiados 24 leitões para análise.

Resultados: Imediatamente antes do desmame, os leitões do grupo do feno de erva consumiram cerca de 7 gramas de feno de erva por leitão, enquanto os leitões do grupo do pellet comeram cerca de 46 gramas de ração modificada. Os leitões do grupo do feno de gramíneas apresentaram um intestino delgado e um cólon mais pesados, maior produção de ácidos gordos de cadeia curta (AGCC) no intestino delgado e menor produção no cólon. Os leitões do grupo pellet apresentaram um maior número de bactérias benéficas Prevotellaceae no ceco e cólon e utilizaram a energia de forma mais eficiente para o crescimento. Após o desmame, o grupo feno de gramíneas cresceu inicialmente a uma taxa mais lenta, mas recuperou posteriormente. Tanto as dietas com feno como com pellets aumentaram a regulação de importantes genes de deteção de barreiras intestinais e de nutrientes no dia 38 pós-desmame. As bactérias Prevotellaceae foram especialmente abundantes nos grupos que continuaram a consumir pellets após o desmame. A dieta com feno de gramíneas durante a transição levou a uma melhor utilização da energia sem afetar o peso final, uma vez que a produção de AGCC mudou para o intestino delgado.

Conclusão: Fornecer dietas fisicamente estruturadas e ricas em fibras desde cedo auxilia o desenvolvimento do sistema digestivo dos leitões e prepara a sua microbiota intestinal para digerir fibras em fases posteriores. A manutenção da fibra na dieta desde a lactação até ao desmame é benéfica, embora possa causar uma desaceleração temporária do crescimento devido à menor ingestão de ração, que é posteriormente compensada pela recuperação do crescimento e pela utilização mais eficiente da energia.

Yao R, Hulshof TG, van Hees HM, Cools A, Merckx M, Maes D, Janssens GP. Grass hay mixed-in creep feed or separately-fed differentially affects digestive development in pre-and post-weaning piglets. Journal of Animal Science and Biotechnology. 2025; 16(1): 92. https://doi.org/10.1186/s40104-025-01227-4

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista