Leia este artigo em:

Preferência de leitões desmamados por dietas com bagaço de soja ou farinha de canola

Foram realizados dois estudos para avaliar a preferência de leitões desmamados, aos quais foi oferecida a possibilidade de escolher entre duas dietas que continham 20% de SBM, B. napus CM ou B. juncea CM.

5ª feira 28 Junho 2018 (há 18 dias)

A farinha de canola (CM) pode substituir o bagaço de soja (SBM) e reduzir assim o custo da alimentação, mas pode afectar a palatabilidade e, muitas causas que incluem a palatabilidade, podem afectar o consumo de alimento. A farinha de canola das espécies Brassica napus e Brassica juncea pode ser utilizada em alimentação de porcos mas, em comparação com a SBM, diferem em fibra, conteúdo de glucosinolatos e perfil.

Foram realizados dois estudos para avaliar a preferência de leitões desmamados, aos quais foi oferecida a possibilidade de escolher entre duas dietas que continham 20% de SBM, B. napus CM ou B. juncea CM.

Na experiência 1, foram alojados 216 porcos (9,4 ± 1,6 kg PC) em 27 parques de 8 animais (4 nulíparas e 4 machos castrados). Na experiência 2, foram alojados 144 porcos (8,9 ± 1,1 kg peso corporal) em 36 parques de 4 animais (2 nulíparas e 2 machos castrados). Foi-lhes oferecida três opções de dieta: B. napus CM com SBM como referência (B. napus CM [SBM]), B. juncea CM com SBM como referência (B. juncea CM [SBM]) e B. juncea CM com B. napus CM como referência (B. juncea CM [B. napus CM]) num quadrado latino 3×3. As dietas foram formuladas para proporcionar 2,4 Mcal de energia bruta/kg e 4,5 g de Lys digestível ileal standartizada/Mcal EN. As dietas foram equilibradas usando óleo de colza e aminoácidos cristalinos. Cada par de dietas foram oferecidas em dois comedouros automáticos por curral como mistura (experiência 1) ou granulado (experiência 2) durante três periodos de teste de 4 dias, seguidos de um periodo de 3 dias sem teste, utilizando uma dieta comum oferecida em ambos os comedouros. Durante os periodos de teste e para ambas as experiências, os comedouros com as diferentes dietas rodaram diariamente entre parques e também as posições (direita ou esquerda) foram mudadas diariamente na experiência 2. Antes do estudo e entre periodos, os porcos foram alimentados sem as dietas experimentais, contendo SBM (experiência 1) ou sem rações de teste (experiência 2).

Em geral e para ambas as experiências, os porcos preferiram a SBM sobre as dietas de B. napus CM e B. juncea CM e preferiram a dieta B. napus CM sobre B. juncea CM. Ainda que a eleição da dieta não tenha afectado o rendimento do crescimento em ambas as experiências, excepto para G:F, que foi maior nos porcos alimentados com B. juncea CM [B. napus CM] em comparação com os porcos alimentados com as dietas de B. napus CM [SBM] ou B. juncea CM [SBM] na experiência1.

Em conclusão, os leitões desmamados preferem as dietas com bagaço de soja frente a farinha de canola, quando se lhes dá a opção de escolher, e preferem B. napus frente a B. juncea, provavelmente devido à presença de um maior nível de glucosinolatos totais, especialmente gluconapina. Os leitões desmamados alimentados com B. juncea CM [B. napus CM] no teste de dupla eleição não reduziram o consumo de alimento, o aumento de peso e a G:F em comparação com os leitões desmamados alimentados com as dietas de B. napus CM [SBM] ou B. juncea CM [SBM].

Landero, J. L., Wang, L. F., Beltranena, E., Bench, C. J., Zijlstra, R. T. 2018. Feed preference of weaned pigs fed diets containing soybean meal, Brassica napus canola meal, or Brassica juncea canola meal. Journal of animal science, 96(2), 600-611. https://doi.org/10.1093/jas/skx052

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags