X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Concentração de manganês na dieta e o seu efeito sobre as necessidades nutricionais de Mn

O fornecimento de 16 mg de Mn/kg como sulfato monohidratado na alimentação pode ser necessário para satisfazer as necessidades nutricionais dos leitões.

11 Abril 2013
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As especificações das necessidades nutricionais em Mn variam enormemente entre diferentes especies e em concreto as necessidades de Mn em suínos, de acordo com o NRC (1998) não estão claramente estabelecidas. O objectivo deste estudo foi o de encontrar um critério para determinar o nível de suplementação do Mn no leitão e avaliar se as recomendações actuais estão ajustadas ás necessidades reais dos leitões. Foram utilizados 36 machos castrados desmamados aos 27 dias de idade com um peso médio de 7,24 ± 0,69 kg. Os animais foram distribuídos em seis grupos de seis animais cada um e alojados de forma individual em caixas metabólicas de aço inox durante 42 dias, quando os leitões tinham 68 dias de idade e um peso médio de 27,1 kg. Os leitões foram alimentados com uma dieta à base de leite desnatado em pó e amido de milho com concentrações crescentes de Mn na forma de sulfato monohidratado de Mn (0,24; 2; 4; 8; 16; e 32 mg M/kg alimento).

Na semana 6, o nível médio de Mn0,24 provocou uma ingestão de alimento reduzida vs. o nível Mn32 (0,962 ± 0,053 kg/dia vs. 1,124 ± 0,091 kg/dia; P < 0,05). As concentrações de manganês no sangue, fígado, rim, coração, falange proximal, pâncreas e músculo esquelético foram influenciados pelo nível de suplementação de Mn na dieta (P<0,05). A actividade da superóxido dismutase no coração assim como a actividade relativa da arginase no fígado foram menores nos grupos com suplementação baixa Mn0,24, Mn2 e Mn4 por comparação com os dois grupos de maior nível de suplementação (P<0,05). A actividade relativa da arginase aumentou claramente com o fornecimento de Mn até ao nível de 16 mg/kg e foi possível correlacioná-la com as concentrações de Mn no fígado. A concentração de Mn no fígado, rim e falange proximal parece ser um bom marcador sobre o estado dos níveis de Mn.

O nível recomendado pelo NRC (1998) de 4 mg/kg não satisfaz as necessidades dos leitões. Nas condições em que este estudo foi levado a cabo o fornecimento de 16 mg de Mn/kg de alimento foi necessário para alcançar o equilíbrio na actividade de determinados enzimas e da concentração de Mn nos tecidos.

J Pallauf, C Kauer, E Most, SD Habicht, J Moch. 2012. Impact of dietary manganese concentration on status criteria to determine manganese requirement in piglets. Journal of Animal Physiology and Animal Nutrition, 96:993-1002. doi: 10.1111/j.1439-0396.2011.01213.x.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista