Leia este artigo em:

Composição e digestibilidade da energia no farelo de trigo e no "red dog"

O sub-produto conhecido como "red dog" apresenta um valor nutricional maior que o farelo de trigo para uso em produção suína.

5ª feira 5 Julho 2018 (há 2 meses 14 dias)
gosto

O uso de sub-produtos de cereais utilizados como fonte de energia para alimentar porcos aumentou na última década nos Estados Unidos. No entanto, uma das preocupações importantes sobre o seu uso é a variação entre os lotes e as informações limitadas sobre a qualidade dos sub-produtos disponíveis. O farelo de trigo é o sub-produto do trigo usado com mais frequência na alimentação animal e o "red dog" também é produzido em alguns moinhos de trigo. O "red dog" é um sub-produto que consiste principalmente na camada de aleurona do grão de trigo com pequenas partículas de farelo, germe e farinha e contém mais de 4% de fibra bruta.

O presente estudo foi desenhado para determinar a composição de nutrientes e a digestibilidade aparente do tracto total (DATT) da EB, MS, MO e FND assim como a concentração de ED e EM em 10 fontes de farelo de trigo e 1 fonte de "red dog" procedentes de diferentes moinhos dos Estados Unidos.

Foram atribuídos aleatoriamente 12 tratamentos dietéticos a 12 porcos em crescimento (31,0 ± 1,0 kg de peso corporal inicial) com um desenho quadrado de Youden 12×8 em 8 periodos de 14 dias. Os porcos foram alojados individualmente em jaulas metabólicas para a recolha total de fezes e urina. Foi formulada uma dieta base com farinha de milho e soja e 11 dietas que continham milho, farinha de soja e 39,4% de uma das 10 fontes de farelos de trigo ou de "red dog". Em todas as dietas a DATT da EB, MS, MO e FND foi calculada utilizando o procedimento directo e a DATT da EB, MS, MO e FND de cada fonte de farelo de trigo ou de "red dog" foi calculada por diferença. Foram calculados também os valores para ED e EM.

A concentração média de PB nos farelos de trigo foi de 17,67% e no "red dog" foi de 17,0% enquanto que a concentração do extracto de éter hidrolizado ácido (AEE) e fibra dietética total (FDT) foi respectivamente de 2,44 e 13,90% no "red dog" e de 4,07 e 36,45% no farelo de trigo. Foi detectado mais amido (42,98%) no "red dog" em comparação com o farelo de trigo (20,28%). De forma similar, o "red dog" apresentou uma maior densidade aparente (498,5 g/l) e um tamanho de partícula menor (146 μm) que o farelo de trigo (315,1 g/l e 783 μm). A DATT média para EB, MS, MO e FND do farelo de trigo foi de 67,2%, 71,2%, 72,9% e 53,0%, respectivamente, e menor que no "red dog" (79,35%, 82,9%, 86,6% e 58,7%, respectivamente). As concentrações médias de ED e EM no farelo de trigo foram de 2.990 e 2.893 kca/kg de MS, sendo estes valores menores no "red dog" (3.408 e 3.292 kcal/kg de MS).

Em conclusão, a composição em nutrientes dos farelos de trigo utilizados nesta experiência apresentaram geralmente uma variabilidade limitada, mas as fracções que foram mais variáveis foram a concentração de amido, NDF e FTD. A concentração de amido no "red dog" foi maior que nos farelos de trigo, mas a concentração de FND e FTD foi menor. A variação na DATT da EB e nutrientes entre as 10 fontes de farelo de trigo foi baixa, enquanto que a DATT da EB e nutrientes no "red dog" foi maior que nos farelos de trigo. As diferenças nas características físicas e a concentração amido e fibra são provavelmente a principal razão que explica o maior valor nutricional observado no "red dog" em comparação com farelo de trigo.

Casas, G. A., Rodriguez, D. A., and Stein, H. H. (2018). Nutrient composition and digestibility of energy and nutrients in wheat middlings and red dog fed to growing pigs. Journal of Animal Science, 96(1), 215-224. https://doi.org/10.1093/jas/skx010

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags