X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Ação do licopeno como agente protetor intestinal em leitões desmamados

A suplementação com licopeno pode atenuar problemas e lesões intestinais em leitões desmamados.

8 Janeiro 2026
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O bagaço de soja é uma importante fonte de proteína para os leitões, mas contém proteínas antigénicas (glicinina, β-conglicinina) que podem prejudicar a saúde intestinal e o crescimento. O licopeno, um antioxidante natural encontrado no tomate e noutros frutos vermelhos, pode proteger contra estes danos, mas as evidências são limitadas.

Objetivo: Este estudo investigou os efeitos do licopeno nas lesões intestinais induzidas pelo bagaço de soja em leitões desmamados precocemente, bem como os mecanismos subjacentes envolvidos.

Métodos: Dezoito leitões com 21 dias de idade foram divididos em três grupos: um recebeu uma dieta à base de proteína animal (controlo negativo), outro recebeu uma dieta à base de bagaço de soja (controlo positivo) e o terceiro grupo recebeu a mesma dieta à base de bagaço de soja suplementada com licopeno. Ao 31º dia, foram colhidas amostras de sangue para análise sérica e, posteriormente, os animais foram eutanasiados de acordo com protocolos standard. Foram fixadas secções do intestino delgado para estudos histológicos e de apoptose, enquanto o tecido jejunal foi congelado para análise antioxidante. Amostras do conteúdo do cólon foram também congeladas para análise microbiológica e de ácidos gordos voláteis.

Resultados: A suplementação com licopeno resultou em melhorias notáveis. Os leitões suplementados com este carotenoide apresentaram um maior ganho médio diário de peso e consumo de ração, bem como uma menor incidência de diarreia pós-desmame. As análises fisiológicas revelaram uma resposta antioxidante mais forte, com um aumento da atividade da superóxido dismutase e da capacidade antioxidante total. Além disso, o licopeno protegeu as células intestinais da apoptose e fortaleceu a barreira intestinal, como evidenciado pelos níveis séricos mais baixos de diamina oxidase, um marcador de lesão intestinal. As observações microscópicas confirmaram estas descobertas: os leitões que receberam licopeno apresentaram vilosidades intestinais mais elevadas e criptas mais superficiais, sugerindo uma melhor absorção de nutrientes e renovação dos tecidos. O licopeno também modulou a microbiota intestinal, favorecendo bactérias benéficas como o Lactobacillus e reduzindo a presença de microrganismos potencialmente nocivos.

Conclusão: Em conjunto, estes resultados indicam que a suplementação com licopeno pode atenuar o stress intestinal associado a dietas à base de bagaço de soja, contribuindo para a melhoria da integridade intestinal, da defesa antioxidante e do desempenho global de crescimento em leitões.

Zheng S, Li M, Luan X, Tong C, Li J, Zhang Z. The role of lycopene in alleviating soybean meal-induced intestinal injury in an early-weaned piglet model. Front Vet Sci. 2025 Jun 13;12:1552482. doi: 10.3389/fvets.2025.1552482.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista