Leia este artigo em:

Ácido clorogénico nas dietas de leitões desmamados

O ácido clorogénico foi utilizado como um suplemento alimentar para melhorar a capacidade antioxidante em porcos desmamados e porcas.

5ª feira 7 Junho 2018 (há 4 meses 16 dias)
gosto

O ácido clorogénico (CGA) é um ácido fenólico natural isolado de várias espécies como o café, as frutas e as verduras que têm fenóis biologicamente activos.

O CGA foi utilizado como um suplemento alimentar para melhorar a capacidade antioxidante em porcos desmamados e porcas mas não foram estabelecidos os mecanismos subjacentes.

Foram realizadas duas experiências para estudar os efeitos do CGA no crescimento, capacidade antioxidante, digestibilidade dos nutrientes, incidência de diarreias, função de digestão e absorção e níveis de expressão de genes relacionados com a digestão e absorção em leitões desmamados.

Na experiência 1 (ensaio de 14 dias), 200 porcos desmamados foram alocados aleatoriamente a quatro tratamentos dietéticos: dieta controlo (CON) ou a mesma dieta suplementada com 250, 500 ou 1000 mg CGA/kg, respectivamente. Os porcos alimentados com a dieta com 1000 mg de CGA/kg mostraram uma maior relação ganho:consumo (G:I) em comparação com os alimentados com a dieta CON. Na experiência 2 (14 dias de teste), distribuíram-se aleatoriamente 24 leitões desmamados por dois grupos e foram alimentados com uma dieta controlo (CON) ou a mesma dieta suplementada com 1000 mg CGA/kg (a inclusão óptima obtida na experiência 1). No final desta experiência, foram seleccionados ao acaso 8 porcos por tratamento e foram recolhidas amostras intestinais e de soro.

O ganho médio diário, a G:I e a digestibilidade aparente do tracto total para a proteína bruta, gordura e cinza aumentaram nos porcos alimentados com a dieta CGA em comparação com os alimentados com a dieta CON. Além disso, a incidência de diarreias diminuiu no tratamento dietético CGA. Os porcos alimentados com a dieta CGA aumentaram a albumina sérica e o IGF-1 e reduziram o azoto ureico no soro em comparação com os porcos alimentados com a dieta CON. Além disso, o CGA melhorou as actividades séricas da superóxido dismutase, glutatião peroxidase e catalase, a actividade da maltase no jejuno e íleo e as actividades da sucrase e fosfatase alcalina (AKP) no jejuno. Os níveis de expressão de gene (ARNm) da proteína de transporte de glucose sódica-1 (SGLT1) e o transportador de zinc-1 (ZNT1) no duodeno aumentaram no tratamento dietético CGA. De forma similar, os níveis de ARNm de SGLT1, o transportador de glucose 2 (GLUT2) e o transportador de metal divalente 1 (DMT1) no jejuno também aumentaram nos porcos alimentados com a dieta com CGA.

O presente estudo proporcionou evidências de que o CGA tem benefícios potenciais como aditivo alimentar eficiente para proteger os porcos desmamados contra a diarreia induzida pelo desmame e o atraso de crescimento. O efeito promotor de crescimento do CGA em leitões desmamados pode ser atribuído, em parte, à maior capacidade antioxidante e à melhoria da digestão intestinal e da função de absorção. Estes resultados oferecem uma base para realizar mais investigações encaminhadas para avaliar mais a fundo os possíveis mecanismos responsáveis pelos efeitos benéficos do CGA na melhoria do crescimento dos leitões desmamados.

Chen, J., Li, Y., Yu, B., Chen, D., Mao, X., Zheng, P, Luo, J., and He, J. (2018). Dietary chlorogenic acid improves growth performance of weaned pigs through maintaining antioxidant capacity and intestinal digestion and absorption function. Journal of Animal Science, 96(1), 1108–1118. https://doi.org/10.1093/jas/skx078

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags