A Peste Suína Africana está a espalhar-se rapidamente em muitas localidades do país, com quase 30 mil suínos infectados e mais de 30 mil animais mortos ou abatidos. Actualmente, registam-se 248 focos em 20 províncias e cidades que não ultrapassaram o limite de 21 dias. As principais causas são a falta de vacinação, a deficiente biossegurança e a complacência dos criadores.
Em Da Nang, a doença apareceu em quatro comunas, matando 125 porcos. Em particular, a comuna de Xuan Phu reportou uma rápida disseminação para 44 efectivos, forçando o sacrifício de mais de 70 porcos. As autoridades distribuíram desinfectantes químicos, montaram postos de controlo, lançaram uma campanha de vacinação em massa e implementaram controlos no transporte de suínos.

Em Phu Tho, o surto afectou 224 efectivos em 34 comunas e distritos, resultando no abate de mais de 1500 porcos. As violações relacionadas com o transporte e abate ilegais foram rigorosamente tratadas. O Comité Popular da Cidade de Da Nang e outras províncias criaram Comités Directores para reforçar a vigilância, garantir o fornecimento adequado de desinfectantes e vacinas e garantir processos de abate atempados e transparentes.
Um representante do Departamento de Pecuária e Serviços Veterinários afirmou que a doença está com tendência de aumentar, especialmente nas pequenas explorações, devido à falta de vacinação e à deposição descuidada dos cadáveres dos suínos. O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural enviou várias equipas de inspecção para apoiar os esforços de controlo da doença em províncias importantes.
18 de Julho de 2025 / Central agency, the voice of the Party, the State, and the people of Vietnam / Vietname.
https://nhandan.vn/