Leia este artigo em:

A UE toma medidas contra a presença de medicamentos no ambiente

A Comissão Europeia adoptou uma Comunicação que descreve um conjunto de medidas que abordam os desafios multifacéticos que a libertação de produtos farmacêuticos coloca ao meio ambiente.

6ª feira 5 Abril 2019 (há 4 meses 18 dias)
gosto

O "Enfoque estratégico dos produtos farmacêuticos no meio ambiente" identifica seis áreas de acção relacionadas com todas as etapas do ciclo de vida dos produtos farmacêuticos, onde se podem realizar melhorias. O texto aborda os produtos farmacêuticos para uso humano e veterinário. As áreas cobrem todas as etapas do ciclo de vida dos produtos farmacêuticos, desde o desenho a a produção, até à eliminação e gestão de resíduos, em linha com os princípios do documento de trabalho da Comissão sobre produtos sustentáveis numa economia circular. As seis áreas identificadas incluem acções para consciencializar e promover o uso prudente, melhorar a capacitação e a avaliação de riscos, compilar dados de monitorização, incentivar o "desenho ecológico", reduzir as emissões do fabrico, reduzir os resíduos e melhorar o tratamento de águas residuais.

Foi demonstrado que os produtos farmacêuticos lançados no meio ambiente representam um risco para os peixes ou outras espécies silvestres, por exemplo, ao afectarem a sua capacidade de reprodução, ao alterar o seu comportamento de maneira que coloque em perigo a sua sobrervivência ou por efeitos tóxicos directos. Além disso, os medicamentos rejeitados no ambiente de forma incorrecta podem contribuir para o grave problema da resistência aos antimicrobianos. O aumento da consciencialização levou a uma maior investigação, bem como às convocatórias e propostas de acção para reduzir as emissões para o meio ambiente, em particular para a água, mas também para o solo.

A comunicação sublinha a partilha de boas práticas, na cooperaração a nível internacional e na melhoria da compreensão dos riscos. Isto é crucial no contexto de abordar a resistência aos antimicrobianos, um problema que está a crescer a nível global. Várias acções no enfoque estratégico são destinadas a contribuir para os objectivos do Plano de Acção Europeu de Saúd Única contra a Resistência aos Antimicrobianos (RAM). O Plano de acção realça a necessidade de um enfoque de saúde única que tenha em conta as interligações entre a saúde humana e animal e o meio ambiente.

Lunes, 11 de marzo de 2019/ CE/ Unión Europea.
http://europa.eu/rapid/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

02-Ago-201926-Jul-201919-Jul-201912-Jul-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui