Num contexto marcado pelo anúncio dos Estados Unidos de que iriam impor tarifas até 30% sobre uma vasta gama de produtos europeus a partir de 1 de agosto de 2025, decorreu este fim-de-semana uma reunião entre a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente norte-americano, Donald Trump. O objectivo: evitar uma nova escalada comercial e estabelecer um quadro económico mais previsível e mutuamente benéfico.
Em resultado desta reunião, a União Europeia e os Estados Unidos chegaram a um acordo ambicioso que estabelece uma tarifa única de 15% sobre a grande maioria das exportações europeias, aplicável a sectores como o automóvel, semi-condutores e farmacêutico. Esta tarifa é apresentada como uma tarifa máxima, sem cumulações ou condições adicionais, proporcionando clareza às empresas e aos consumidores.

Além disso, foi acordada a eliminação completa das tarifas ("zero por zero") sobre uma lista inicial de produtos estratégicos. Estes incluem aeronaves e componentes, certos produtos químicos e farmacêuticos genéricos, equipamentos semi-condutores, recursos naturais e alguns produtos agrícolas. Ambas as partes continuarão a trabalhar para alargar a lista de produtos.
De acordo com Von der Leyen, este novo quadro estabelece as bases para uma cooperação económica mais forte entre as duas maiores economias do mundo, que juntas representam 44% do PIB global e um mercado de 800 milhões de pessoas.
25 de Julho de 2025 / Comissão Europeia / União Europeia.
https://ec.europa.eu/commission/presscorner