Na última reunião dos ministros da Agricultura da UE, realizada no início desta semana, os ministros trocaram opiniões sobre a arquitectura verde proposta pela Comissão para a Política Agrícola Comum (PAC) para além de 2027.
Em setembro de 2025, a Presidência informou as delegações de que iria organizar debates temáticos sobre diferentes aspetos das propostas da Comissão nas próximas reuniões do Conselho.

Durante a primeira destas sessões, sobre a arquitectura verde, os ministros indicaram em que medida acreditam que as propostas da Comissão podem atingir o objectivo de tornar mais simples e atractivo para os agricultores o seu contributo para a transição verde.
Os ministros tiveram a oportunidade de manifestar a sua concordância com a ideia de não incluir uma atribuição específica de fundos para a transição verde na próxima PAC e de como poderia ser garantida a concorrência leal para os agricultores na ausência de tal atribuição.
As delegações, em geral, sublinharam a necessidade de uma PAC robusta que garanta flexibilidade aos Estados-Membros para satisfazer os requisitos da transição verde. Manifestaram também preocupação com as medidas específicas propostas pela Comissão.
Durante a discussão sobre a arquitectura verde, a Áustria apresentou a declaração conjunta sobre a estrutura da Política Agrícola Comum pós-2027 em nome de 17 delegações, como um ponto de "outros assuntos" na agenda.
28 de outubro de 2025/ Consilium/ União Europeia 
https://www.consilium.europa.eu



