Os ministros salientaram que a inovação e o acesso às novas tecnologias são essenciais para garantir a competitividade e a renovação intergeracional, e que os jovens agricultores são um importante motor da inovação. Destacaram ainda a necessidade contínua de os agricultores terem acesso a formação e aconselhamento agrícola.
No que diz respeito à simplificação, os ministros salientaram a necessidade de garantir flexibilidade e, por conseguinte, de considerar o número de elementos obrigatórios na proposta da Comissão. Embora alguns ministros tenham reconhecido certas simplificações na proposta da Comissão, outros consideraram que a estrutura da proposta representava um passo na direcção errada para a agenda da simplificação.

O Conselho sublinhou que o reforço da inovação requer financiamento suficiente e um quadro regulamentar mais simplificado. Muitos destacaram a importância do Fundo Europeu da Competitividade a este respeito.
Este foi o terceiro debate temático sobre a Política Agrícola Comum pós-2027 organizado pela presidência dinamarquesa. Em Outubro, os ministros debateram a arquitectura verde, enquanto em Novembro se concentraram na segurança alimentar e na focalização do apoio.
A Presidência dinamarquesa apresentou ainda um panorama das negociações sobre a Política Agrícola Comum para depois de 2027.
11 de Dezembro de 2025/ Consilium/ UE.
https://www.consilium.europa.eu



