Serão disponibilizados até 160 milhões de euros através de subvenções para co-financiar programas propostos por grupos de produtores e outras entidades comerciais agro-alimentares, tanto no mercado interno da UE como em mercados-chave fora da UE com forte potencial de crescimento, incluindo o Reino Unido, o Japão, a Coreia do Sul, a China, Singapura e a América do Norte.
Os concursos integram o programa de trabalho da política de promoção de 2026, no âmbito do qual a Comissão atribuirá 205 milhões de euros para co-financiar actividades de promoção de produtos agro-alimentares da UE, a dotação mais elevada alguma vez dedicada a reforçar a consciencialização dos consumidores sobre os produtos agrícolas europeus e os sistemas de qualidade. Estas acções são realizadas sob a assinatura comum “Aproveite, é da Europa”, que visa aumentar a consciencialização dos consumidores sobre a qualidade dos produtos da UE e recompensar os agricultores e as empresas agro-alimentares da UE pelos seus esforços para cumprir elevados padrões de segurança e ambientais.

Além disso, o programa de trabalho prevê iniciativas a gerir directamente pela Comissão, incluindo campanhas de promoção e informação em países terceiros, a participação da UE nas principais feiras internacionais do sector agro-alimentar, visitas do Comissário Christophe Hansen a países terceiros e o desenvolvimento de manuais de entrada no mercado para exportadores.
Os concursos lançados a 22 de Janeiro permanecerão abertos a candidaturas durante três meses e estão disponíveis para um vasto leque de operadores elegíveis em toda a UE.
22 de Janeiro de 2026/ Comissão Europeia/ União Europeia. https://luxembourg.representation.ec.europa.eu/







