Foi publicado o segundo Relatório Anual Europeu de Vigilância sobre as Vendas e Utilização de Antimicrobianos em Medicina Veterinária (ESUAvet), consolidando os dados da UE, incluindo a Islândia e a Noruega, para 2024.
Em 2024, 98% do total das vendas de produtos antimicrobianos para uso veterinário destinaram-se a animais de produção. As vendas deste grupo aumentaram 5% em comparação com 2023. Estes resultados sugerem que a tendência geral de queda observada entre 2010 e 2022 pode estar a diminuir ou mesmo a inverter-se. Serão necessários mais dados para determinar se isto reflecte uma alteração duradoura ou uma flutuação temporária, que pode ser causada por factores como o armazenamento, surtos de doenças ou alterações nas populações animais. A monitorização contínua e a comunicação atempada de informações serão essenciais para apoiar as acções correctivas, se necessário.

Embora os dados de vendas continuem a ser um indicador fiável para estimar o consumo de antimicrobianos em animais destinados à produção de alimentos, o consumo real é monitorizado através de dados de utilização, que já vão no segundo ano para bovinos, suínos, aves e perus, marcando uma mudança estratégica para informações mais detalhadas e práticas.
A variabilidade entre países ainda limita a agregação a nível da UE, mas os países estão a empenhar-se em melhorar a completude e a granularidade dos seus dados de utilização. É importante que estes esforços continuem, uma vez que estes dados oferecem novas oportunidades para compreender os padrões de consumo e orientar as intervenções direcionadas.
Vendas e uso de antimicrobianos para medicina veterinária na Europa - Relatório anual 2024
9 de dezembro de 2025/ Agência Europeia de Medicamentos/ União Europeia.
https://www.ema.europa.eu






