Leia este artigo em:

Streptococcus suis em javalis de Barcelona

Foi realizado um estudo sobre a transmissão deste doença em javalis capturados no interior da cidade de Barcelona.

5ª feira 28 Junho 2018 (há 1 anos 6 meses 20 dias)
gosto

As populações de javalis cresceram substancialmente em toda a Europa nas últimas décadas. A grande adaptabilidade desta espécie a diversos ambientes também promoveu o seu aparecimento em áreas urbanas e suburbanas nos últimos anos, tornando cada vez mais comum ver javalis em grandes cidades como Barcelona ou Berlim.

Por outro lado, o Streptococcus suis é uma bactéria encontrada naturalmente na cavidade oro-nasal de suínos, domésticos e silvestres. Practicamente todos os sufídios são portadores e geralmente não causam problemas de saúde. No entanto, algumas estirpes de S. suis são mais patogénicas e podem causar doenças em porcos domésticos e javalis e em pessoas que podem entrar em contato.

Investigadores do CRESA-IRTA (Barcelona), em colaboração com a Universidade de Montreal (Canadá), o Hospital de Bellvitge (Barcelona) e o Serviço de Ecopatologia da Vida Selvagem (Universidade Autônoma de Barcelona), realizaram um estudo sobre a transmissão deste doença em javalis capturados no interior da cidade de Barcelona e caçados no Parque Natural Collserola.

Observou-se que a transmissão de S. suis nesses casos pode ocorrer através de feridas decorrentes de interacções com javalis. Por esse motivo, no mesmo trabalho, analisou-se o comportamento dos porcos monteiros urbanos desde 2013, observando-se um aumento constante de incidências (2013-2016), bem como o aumento do contacto direto e violento com as pessoas, incluindo agressões diretas e contato físico violento associado à procura por alimentos.

Os resultados indicaram a existência de um risco real de transmissão do Streptococcus suis por suínos selvagens em ambientes urbanos, com a possibilidade de causar casos graves de doença em pessoas. Consequentemente, é muito importante desinfectar adequadamente qualquer ferida que possa ser gerada nas interacções com javalis, por mais leve que possa parecer e ir rapidamente a um centro médico.

Segunda-feira, 26 de Junho de 2018/ CReSA-IRTA/ Espanha.
http://www.cresa.cat

Artigos relacionados

Notícias

Situação actual da PSA na União Europeia29-Jun-2018 há 1 anos 6 meses 19 dias
China impõe novas tarifas sobre carne de porco dos EUA27-Jun-2018 há 1 anos 6 meses 21 dias

Notícias da Sanidade

Situação actual da PSA na União Europeia29-Jun-2018 há 1 anos 6 meses 19 dias

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?Se esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?Se esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui