Leia este artigo em:

Sequenciamento completo do genoma mostra-se promissor na luta contra a RAM

O uso do sequenciamento do genoma completo pode melhorar a forma como a resistência antimicrobiana (RAM) é monitorizada em alimentos e animais, afirma a EFSA num novo relatório.

4ª feira 19 Junho 2019 (há 1 meses 30 dias)
gosto

Antes da legislação revista sobre a monitorização da RAM, que deverá entrar em vigor em 2021, a EFSA sugere que estes métodos possam ser gradualmente introduzidos nas actividades de monitorização dos Estados-Membros.

Usando o sequenciamento genético completo, os especialistas podem identificar genes resistentes em bactérias, ao contrário dos actuais métodos fenotípicos, que testam as bactérias quanto à resistência a antibióticos específicos. Isso não só tem o potencial de prever a RAM mais eficientemente, mas também gera uma grande quantidade de dados que podem ser usados para outros estudos e análises epidemiológicos.

O relatório da EFSA também destaca a necessidade de monitorar a RAM em frutos do mar, sobre o qual pouco é conhecido. Isto está ligado à recente expansão da produção aquícola e ao aumento de produtos importados para a UE.

Os especialistas sublinham a importância de entender como a AMR emerge e se espalha no ambiente onde os alimentos são produzidos ou processados - uma área que requer mais investigação e sobre a qual a EFSA em breve começará a trabalhar.

Finalmente, o relatório fornece recomendações sobre o tamanho das amostras e sugere a monitorização da resistência aos antibióticos que se tornaram relevantes para a saúde pública e que actualmente não são monitorizados. Isso permitirá uma melhor detecção de possíveis novos mecanismos de resistência. A monitorização é um componente crítico da resposta à RAM e é uma das prioridades do plano de acção da UE sobre a RAM.

A EFSA analisou a forma como a monitorização da RAM é feita actualmente na UE, tendo em conta os mais recentes desenvolvimentos científicos e tecnológicos.

Scientific Report: Technical specifications on harmonised monitoring of antimicrobial resistance in zoonotic and indicator bacteria from food-producing animals and food

Quarta-feira, 5 de Junho de 2019/ EFSA/ União Europeia.
http://www.efsa.europa.eu

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

02-Ago-201926-Jul-201919-Jul-201912-Jul-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui