A Semana Mundial de Sensibilização para a Resistência Antimicrobiana (WAAW, na sigla em inglês) — anteriormente conhecida como Semana Mundial de Sensibilização para os Antimicrobianos — é uma campanha global anual que visa aumentar a consciencialização e o conhecimento sobre a resistência antimicrobiana (RAM). A WAAW é celebrada anualmente de 18 a 24 de novembro.
O objetivo desta semana é promover as melhores práticas junto do público, profissionais de saúde, especialistas em saúde animal, ambientalistas, produtores pecuários, legisladores, jovens, sociedade civil e meios de comunicação social — todos atores fundamentais na redução do aparecimento e da propagação de agentes patogénicos resistentes aos medicamentos. Ao longo da semana, são organizadas diversas atividades em todo o mundo, incluindo eventos de alto nível, cimeiras globais da juventude, seminários técnicos, mesas-redondas e inúmeras iniciativas de sensibilização.

O tema deste ano, «Agir agora: proteger o nosso presente, assegurar o nosso futuro», destaca a necessidade urgente de ações ousadas, coordenadas e multissetoriais para combater a resistência antimicrobiana, uma ameaça global crescente que já está a ter impacto na nossa saúde, sistemas alimentares, ambiente e economias.
A resistência antimicrobiana (RAM) não é um desafio distante, é um perigo presente que exige uma ação imediata e contínua. As infeções resistentes aos medicamentos estão em ascensão, mas a sensibilização, o financiamento, o investimento e a ação são ainda insuficientes.
Aproveitando o impulso gerado pela Reunião de Alto Nível da Assembleia Geral da ONU de 2024 sobre Resistência Antimicrobiana (RAM), este apelo insta todas as partes interessadas — incluindo governos, sociedade civil, profissionais de saúde, veterinários, criadores de gado, agentes ambientais e cidadãos — a traduzir os compromissos políticos em intervenções tangíveis, responsáveis e que salvem vidas. Para proteger o nosso presente e garantir o nosso futuro, devemos dar prioridade ao investimento a longo prazo e à ação estratégica nos setores da saúde humana, animal e ambiental. O reforço da vigilância, a garantia do acesso equitativo a medicamentos e diagnósticos de qualidade, o fomento da inovação e a construção de sistemas resilientes exigem um compromisso contínuo e recursos adequados.
Seja qual for o seu papel — elaborar políticas, prestar cuidados de saúde, proteger os ecossistemas ou sensibilizar as pessoas — "Agir agora: proteger o nosso presente, garantir o nosso futuro" é uma responsabilidade partilhada. Juntos, podemos preservar a eficácia dos antimicrobianos e assegurar um mundo mais saudável e sustentável para as gerações vindouras.
19 de novembro de 2025/ OMSA.
https://www.woah.org






