X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Santa Catarina lidera exportações brasileiras de carne de porco no 1º semestre

Maior produtora brasileira de carne de porco, Santa Catarina continua a aumentar as exportações deste produto em 2020.

23 Julho 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

No primeiro semestre do ano, o estado exportou 243,8 mil toneladas de carne de porco, com um volume de negócios superior a US$ 545,8 milhões. Este é o maior valor já registados pelo Estado de Santa Catarina desde o início da série histórica, em 1997.

Santa Catarina representa 56% de toda carne de porco exportada pelo Brasil durante o ano. De Janeiro a Junho, o Estado aumentou 20,6% a quantidade de carne exportada e 38,6% o volume de facturação em relação ao mesmo período do ano anterior.

Em Maio, os catarinenses registaram um recorde histórico nas exportações mensais de carne de porco e, mesmo com uma pequena queda, Junho manteve esse resultado acima do esperado. “Para que se tenha uma ideia, Junho trouxe o segundo maior valor exportado num único mês em toda a série histórica, ficando atrás apenas de Maio deste ano. E as perspectivas continuam bastante favoráveis, com a projecção de um novo recorde de exportações para este ano”, explica o analista da Epagri/Cepa, Alexandre Giehl.

Crescimento mesmo no meio da pandemia

O crescimento nas exportações traz mais tranquilidade ao sector produtivo catarinense e deve equilibrar a queda na procura interna em consequência da crise económica gerada pela Covid-19. O director executivo do Sindicato das Indústrias de Carnes (Sindicarnes-SC), Jorge Luiz de Lima, ressalta que os resultados do primeiro semestre deste ano trazem uma perspectiva de crescimento após a pandemia, com melhoria de mercado e aumento nas vendas externas.

A China continua a ser o maior mercado

A China é o principal mercado internacional da produção catarinense, com 139 mil toneladas adquiridas - um crescimento de 87,2% em relação ao primeiro semestre de 2019. O gigante asiático é o destino de 60,4% das exportações da carne de porco produzida em Santa Catarina, gerando US$ 329,9 milhões em recursos. No primeiro semestre de 2020, a facturação com as exportações para a China aumentou 110,8%.

Outros mercados importantes para a suinicultura catarinense são Hong Kong, Chile, Japão e Singapura. Os números são divulgados pelo Ministério da Economia e analisados pelo Centro de Socio-Economia e Planeamento Agrícola (Epagri/Cepa).

14 de Julho de 2020 / Governo de Santa Catarina / Brasil.
https://www.sc.gov.br/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados