X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Primeira reunião do Grupo Permanente de Peritos em Doenças Transfronteiriças dos Suínos

A criação do grupo responde à necessidade de uma abordagem mais integrada para lidar com os riscos sanitários que ameaçam a produção de suínos nas Américas.

11 Novembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Considerando o contexto epidemiológico global da Peste Suína Africana (PSA) e os esforços regionais para o controlo desta doença, bem como da Peste Suína Clássica (PSC), a primeira reunião do Grupo Permanente de Peritos em Doenças Suínas Transfronteiriças (GPE-DST) do Programa Global de Doenças Transfronteiriças de Animais (PGDAA) das Américas foi realizada nos dias 23 e 24 de setembro. Este grupo foi formado pela fusão de duas iniciativas anteriores — o GPE-PSA e o GPE-PSC — com o objectivo de optimizar os recursos e reforçar a cooperação regional na prevenção, preparação e resposta a estas doenças. O PPDDAA é uma iniciativa conjunta da WOAH e da FAO que combina a força de ambas as organizações.

A criação do GPE-DST responde à necessidade de uma abordagem mais integrada para lidar com os riscos sanitários que ameaçam a produção de suínos nas Américas, particularmente no contexto da crescente globalização do comércio e das viagens. Além disso, os esforços actuais para melhorar a vigilância epidemiológica e alcançar o estatuto de livre de PSC são reconhecidos como contributos essenciais para o reforço das capacidades regionais no enfrentamento dos riscos relacionados com a PSA.

Objetivos da reunião:

  • Reativar as atividades do grupo após a sua recente fusão, reforçando o seu papel como plataforma técnica regional para fazer face às doenças suínas transfronteiriças.

  • Atualizar a informação epidemiológica sobre a PSA e a PSC, com base nos dados mais recentes disponíveis regional e globalmente.

  • Rever e reforçar as medidas de controlo e biossegurança, com especial atençao para as zonas fronteiriças, como parte das estratégias de prevenção e contenção.

  • Definir orientações estratégicas para melhorar a capacidade dos países e organizações na gestão de riscos, alinhadas com a Iniciativa Global para o Controlo da PSA.

  • Estabelecer e consolidar canais de coordenação entre os membros dos GF-TADs, promovendo o intercâmbio técnico, a cooperação e a resposta conjunta a emergências sanitárias.

A reunião contou com a presença de especialistas nomeados pelo Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Guatemala e Jamaica, para além do Panamá, na qualidade de país anfitrião. Participaram também representantes de organizações internacionais, regionais e sub-regionais, juntamente com membros do sector privado.

29 de outubri de 2025/ WOAH.
https://rr-americas.woah.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados