A capacidade do país para prevenir uma futura pandemia foi significativamente reforçada com o anúncio de um investimento de mil milhões de libras num novo Centro Nacional de Biossegurança.
Este financiamento irá impulsionar a próxima fase do novo Centro Nacional de Biossegurança: um campus científico de última geração em Surrey, que se tornará a principal instalação de biossegurança animal do Reino Unido.

O investimento faz parte da nova Estratégia de Segurança Nacional, que representa uma profunda mudança na abordagem do país para proteger os interesses britânicos, ao mesmo tempo que impulsiona a criação de emprego, salários e crescimento económico, como parte do Plano de Mudança do Governo.
Sem uma infraestrutura de biossegurança robusta e modernizada, a entrada de doenças poderá ter um impacto grave nos produtores e na produção agrícola, devastar as comunidades rurais e perturbar as principais cadeias de abastecimento. Só as exportações de animais, carne e derivados, produtos lácteos e sub-produtos animais representam um valor de 16 mil milhões de libras anuais para a economia do Reino Unido.
O financiamento irá reforçar a capacidade do país para detectar, monitorizar e controlar doenças animais de alto risco, como a Gripe das Aves, a Febre Aftosa e a Peste Suína Africana, além de melhorar a capacidade de gerir surtos simultâneos.
A nova instalação fará parte de uma rede de centros nacionais criada pelo Governo do Reino Unido no âmbito da Estratégia de Segurança Biológica e anunciada na Estratégia de Segurança Nacional. Esta nova rede de laboratórios governamentais proporcionará uma capacidade soberana essencial para proteger o público e responder eficazmente aos riscos biológicos.
A rede irá consolidar e formalizar as colaborações existentes entre a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido, a Agência de Saúde Animal e Vegetal e o Laboratório de Ciência e Tecnologia de Defesa. Assegurará uma melhor preparação para as crises, uma resposta a incidentes mais eficaz e uma abordagem mais holística à investigação biológica.
24 de Junho de 2025/Governo do Reino Unido/Reino Unido.
https://www.gov.uk