X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

PSA na Polónia: novas restricções

A detecção de novos focos confirma, por um lado, o lento mas contínuo avanço da doença desde o Leste da Europa para regiões mais ocidentais.

4 Dezembro 2017
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Após a comunicação, por parte dos Serviços Veterinários Oficiais da Polónia, da existência de três novos focos de Peste Suína Africana (PSA) em seis javalis encontrados mortos na região de Mazowieckie, dois deles no Distrito de Legionowski, a 140 quilómetros da fronteira leste e os outros quatro no Distrito de Warszawski-Zachodni, e tendo em conta que se encontram localizados fora das zonas restritas definidas no Anexo da Decisão de Execução 2014/709/UE foram instauradas, de imediato, as medidas contempladas na Directiva 2002/60/CE, na qual se estabelecem disposições específicas de luta contra a PSA.

Após a notificação destes casos por parte da Polónia, foi publicada a Decisão de Execução (UE) 2017/2176 da Comissão, de 21 de Novembro de 2017, relativa a determinadas medidas provisórias de protecção no que diz respeito à PSA na Polónia, entre elas, o estabelecimento de uma zona infectada em redor de cada foco.

A detecção de novos focos confirma, por um lado, o lento mas contínuo avanço da doença desde o Leste da Europa para regiões mais ocidentais, e por outro, a capacidade desta doença para saltar longas distâncias provavelmente ajudada pelo factor humano e pelo transporte de produtos contaminados, como já foi demonstrado nos casos declarados em javalis na República Checa. Estes eventos fazem aumentar o risco de propagação da doença e tornam recomendável extremar as medidas de vigilância e de prevenção nos restantes Estados Membros.

No ano 2017, a PSA continuou activa nos países do Leste da UE, com um aumento de casos em javalis e também em explorações de porco doméstico desde início do Verão na Estónia, Polónia, Letónia e Lituânia, bem como o aparecimento, pela primeira vez, da doença em javalis na República Checa em finais de Junho e em duas explorações de porco doméstico da Roménia em Julho. Desde o início de 1017 foram declarados, por estes países, 2949 focos em javalis e 123 em porcos domésticos. Fora da UE, a situação é especialmente grave na Ucrânia, onde se confirmaram 113 focos em explorações de porco doméstico e 18 em javalis em 2017, e na Federação Russa, onde foram declarados 103 focos em porcos domésticos e 33 em javalis durante este ano.

Segunda-Feira, 27 de Novembro de 2017/ DG Sanidad de la Producción Agraria-MAPAMA/ Espanha.
http://www.mapama.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes