O Departamento de Agricultura do Governo da Catalunha informou, na tarde de ontem, que todas as 39 explorações de suínos localizadas dentro da zona de vigilância estabelecida em torno do surto de Peste Suína Sfricana (PSA) testaram negativo.
A situação continua a ser de alerta sanitário. Foram recolhidos vários cadáveres dentro da zona de vigilância que estão a ser analisados pelo CReSA (Centro de Investigação em Saúde Animal) e, se necessário, serão validados pelo laboratório de referência do Ministério.

A UME junta-se à operação de contenção
Para reforçar o dispositivo e garantir a contenção do foco, o Governo da Catalunha solicitou o apoio da Unidade de Controlo da Caça da Unidade Militar de Emergência (UME), que se junta às equipas já destacadas na zona.
O plano de contingência inclui ainda Agentes Rurais, os Mossos d’Esquadra (Polícia da Catalunha), a Protecção Civil do Ministério do Interior e da Segurança Pública, voluntários das ADF, bem como agentes da Guarda Urbana (Polícia Municipal de Barcelona) e do SEPRONA (Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Civil).
O Governo mantém encerrado do acesso à zona infectada, correspondente aos primeiros seis quilómetros, bem como as medidas de vigilância alargadas até vinte quilómetros e a suspensão das actividades de lazer organizadas em todo o Parque de Collserola.
Importância da colaboração dos cidadãos e da vigilância activa no território
O Governo reitera a importância do cumprimento rigoroso das medidas de biossegurança e sublinha a necessidade da colaboração dos cidadãos e das autarquias para garantir a eficácia da resposta sanitária.
Em caso de qualquer incidente envolvendo animais selvagens, como por exemplo, encontrar um javali morto, deve ser contactado de imediato o número de emergência 112.
30 de Novembro de 2025/ Departamento de Agricultura/ Governo da Catalunha.
https://govern.cat/








