X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

PSA Espanha: Plano de contenção e suspeita de novos casos

Após a confirmação de dois casos de Peste Suína Africana em javalis, e aguardando a confirmação oficial de quatro possíveis novos casos, o governo catalão implementou de imediato o seu plano de contenção.

30 Novembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

Após a confirmação oficial dos dois primeiros casos de Peste Suína Africana em Espanha, concretamente em dois javalis encontrados mortos na província de Barcelona, ​​​​o Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação do governo catalão activou de imediato medidas excepcionais de controlo, prevenção e biossegurança para evitar a propagação do vírus.

Ontem de manhã, o Conselheiro de Agricultura confirmou, em entrevista, a detecção de quatro novos casos suspeitos em javalis encontrados mortos na mesma zona, aguardando confirmação por parte do laboratório de referência. Segundo o Conselheiro, esta rápida descoberta confirma que as medidas de contenção estão a funcionar. A confirmação oficial destes casos não afectará o plano de contenção estabelecido ontem.

Plano de contenção

Encerramento do raio de 6 km e proibição de actividades na natureza

Na área mais próxima do ponto de detecção (raio de 6 km), abrangendo 12 municípios (Sabadell, Sant Quirze del Vallès, Polinyà, Santa Perpètua de Mogoda, Montcada i Reixac, Ripollet, Barberà del Vallès, Badia del Vallès, Cerdanyola del Vallès, Sant Cugat del Vallès, Terrassa e Rubí), foram decretadas as seguintes medidas:

  • Encerramento total do acesso ao meio natural.
  • Suspensão de todas as actividades de caça e trabalhos florestais.
  • Proibição de todas as actividades nas zonas rurais por razões de biossegurança.
  • Instalação de barreiras físicas e químicas, bem como armadilhas para controlo de javalis.
  • Activação de operações conjuntas com Agentes Rurais, Mossos d’Esquadra (Polícia Catalã), SEPRONA (Serviço de Protecção da Natureza) e técnicos do Departamento.

Restrições no raio de 20 km

Aplicam-se restrições específicas num segundo perímetro de segurança de 20 km, abrangendo 64 concelhos:

  • Limitação das actividades de lazer, caça e relacionadas com a biodiversidade.
  • Proibição de quaisquer acções que possam interferir com o controlo populacional e as medidas de biossegurança.

Também fica restringido o acesso a todo o Parque de Collserola para actividades de lazer.

Além disso, são feitas as seguintes recomendações ao público e aos municípios:

  • Aumentar a frequência da limpeza dos caixotes do lixo e dos recipientes.
  • Colocar os comedouros para gatos em locais elevados.
  • Informar o público de que é proibido alimentar javalis.
  • Encerrar as zonas de piquenique até novo aviso.
  • Ligar para o 112 se encontrar um javali morto e não lhe tocar.

Para mais informações sobre a doença, consulte a nossa secção especial PSA onde encontrará, para além das últimas noticias relacionadas com o tema, a forma como poderá reconhecer a doença, como se transmite, imagens das lesões...

29 de Novembro de 2025/ Redacção 333.

Consulta o "guía de doenças" para mais informação

Peste Suína AfricanaA Peste Suína Africana é uma das doenças virais mais importantes nos porcos. É uma doença sistémica e é de notificação obrigatória na maioria dos países do mundo.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

FAQs

Porque foi proibido o acesso à área onde foram encontrados os javalis mortos devido à Peste Suína Africana?

Os animais infectados eliminam grandes quantidades do vírus nas fezes, sangue, saliva, etc. O vírus da PSA é muito resistente e pode sobreviver no ambiente por um longo período, sendo transportado involuntariamente por rodas de veículos, bicicletas, calçado, animais de estimação, etc., para áreas onde o vírus não estava presente. Isso aumenta o número de javalis que podem ser infectados, adoecer e morrer, e eleva o risco de o vírus chegar às explorações de suínos.

 

Porque é proibido alimentar os javalis e os animais selvagens em geral?

Existem vários motivos. Embora existam controlos em aeroportos, portos, etc., é impossível garantir que não haja entradas ilegais de produtos cárneos provenientes de países afectados por doenças que não existem em Espanha. Muitos agentes patogénicos podem sobreviver nesses produtos cárneos por longos períodos e causar doenças graves se os javalis lhes conseguirem aceder.

Se os animais se acostumarem a serem alimentados por humanos ou a ter acesso ao lixo, frequentarão áreas habitadas com mais frequência, gerando maior conflito com a população (por exemplo, acidentes de trânsito). O acesso a fontes constantes de alimento, como lixo ou comida fornecida por humanos, pode incentivar os javalis a se reproduzirem além da capacidade do ecossistema local, tornando-os dependentes dessas fontes de alimento estranhas à sua dieta natural, o que os torna altamente vulneráveis.

Porque foi proibida a caça na área afectada, se o objectivo é reduzir a população de javalis?

É muito importante que os animais potencialmente infectados com este vírus não saiam de sua área habitual, para que não espalhem o vírus para outras áreas e infectem um número maior de javalis. Portanto, nesta área de maior risco, procura-se eliminar qualquer actividade que possa assustá-los e fazê-los sair de sua zona habitual. Além disso, os próprios veículos, caçadores e seus cães também podem contribuir para a disseminação do vírus por contacto. A caça e o trabalho florestal estão proibidos, e o acesso público à área foi restringido.

 

Porque nos casos do aparecimento de Peste Suína Africana se recomenda que os comedouros para gatos sejam colocados em locais altos, onde os javalis não consigam ter acesso?

A ração para gatos é muito atraente para javalis. Além disso, se for colocada regularmente em locais específicos de fácil acesso, os animais acostumam-se facilmente a essa fonte de alimento apetecível.

Artigos relacionados