X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Produção mundial de cereais diminui em 2023 mas prevê-se que aumente em 2024

Previsões do Conselho Internacional dos Cereais para 2022/23 e 2023/24.

28 Março 2023
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção total de cereais (trigo e grãos grosseiros) em 2022/23 está prevista pelo Conselho Internacional dos Cereais para diminuir 2 por cento numa base anual, para 2,25 mil milhões de toneladas, caindo pela primeira vez desde 2017/18, principalmente devido a uma colheita de milho mais pequena. Prevê-se também que o consumo diminua, principalmente devido a um declínio na utilização de rações, mas com uma queda relativamente mais acentuada na oferta, as existências finais serão reduzidas em 2%. Num contexto de menor quantidade de cereais secundários, o comércio total diminuirá em 4% numa base anual.

Impulsionada por uma suposta recuperação no milho, prevê-se que a produção global de cereais aumente 1% em 2023/24 para 2,283 mil milhões de toneladas. Embora isto pudesse aumentar a oferta mundial, o aumento do consumo poderia levar a uma diminuição das existências no final da estação, indexadas a 1%. Ligado principalmente a entregas aceleradas de milho e sorgo na Ásia, prevê-se que o comércio total aumente 1%.

Com uma grande colheita brasileira a compensar colheitas menores noutros países, nomeadamente na Argentina, prevê-se que a produção mundial de soja em 2022/23 aumente 4 por cento numa base anual. Devido aos envios para a China, Argentina e outros compradores, prevê-se que o comércio aumente (+7%). Graças ao aumento da superfície e à melhoria dos rendimentos, prevê-se que a produção mundial em 2023/24 aumente 29 milhões de toneladas anuais. Num contexto de aumento da utilização de produtos de soja no sector das rações, alimentação e indústria, espera-se um novo pico no consumo, com uma provável acumulação de stocks. Prevê-se um comércio recorde de 173 milhões de toneladas (+4%).

Reflectindo principalmente a produção na Índia, a produção mundial de arroz em 2022/23 é aumentada em 7 milhões de toneladas métricas para 511 milhões (515 milhões), principalmente devido ao maior consumo e às previsões de stocks. Assumindo maiores colheitas na Ásia, a produção mundial em 2023/24 poderá ser a maior de sempre, com previsões de aumento do consumo e dos stocks. O comércio em 2024 (Jan/Dez) deverá ascender a 54 milhões de toneladas (+2 milhões).

16 de Março de 2023/ Conselho Internacional de Cereais.
https://www.igc.int

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados