Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Previsão record para a produção mundial de cereais em 2025/26

A produção total de grãos deverá atingir um recorde histórico, com aumentos em todas as culturas, exceto no centeio.

24 Setembro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A produção total de cereais deverá aumentar 4% em 2025/26, atingindo um record histórico de 2412 milhões de toneladas, com aumentos em todas as culturas, excepto no centeio. O consumo total também deverá atingir um novo record, com um aumento de 50 milhões de toneladas, atingindo 2395 milhões de toneladas, incluindo ganhos para alimentos, rações e usos industriais. Os stocks mundiais de cereais deverão aumentar 17 milhões de toneladas, para 606 milhões, ainda ligeiramente abaixo da média dos últimos cinco anos, incluindo algum aumento dos stocks de milho e cevada. Prevê-se que o comércio (Jul/Jun) de cereais atinja 438 milhões de toneladas, um aumento de 15 milhões de toneladas em relação ao ano anterior e potencialmente o segundo maior alguma vez registado.

A produção global de soja deverá manter-se praticamente estável face ao ano anterior em 2025/26, nos 429 milhões de t, com os ganhos na América do Sul a compensarem as quebras noutras regiões. Prevê-se que o consumo total aumente 3% em termos homólogos, com o aumento da procura de produtos de soja nos segmentos alimentar, alimentar e industrial, impulsionando o processamento para um pico. Após o sólido ganho do ano anterior, os stocks poderão diminuir, incluindo nos três principais países. O comércio deverá atingir um máximo histórico, devido ao interesse asiático mais firme.

Com base nos ganhos do ano anterior, a oferta global de arroz deverá atingir um novo máximo em 2025/26, com a tendência populacional a impulsionar a absorção para um novo pico. Os stocks deverão aumentar, prevendo-se que as reservas dos principais exportadores atinjam um pico de 58 milhões de t, incluindo 50 milhões na Índia. O comércio em 2026 deverá aumentar 2% em relação ao ano anterior, sendo que a Índia representa 40% do fluxo total.

18 de Setembro de 2025/ International Grains Council.
https://www.igc.int/

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados