X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Países Baixos: medidas para aumentar o bem-estar animal em 2040

Treze organizações aprovam a importância de um sector pecuário mais favorável aos animais através um acordo recentemente assinado.

4 Julho 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

As organizações de bem-estar animal, participantes no mercado e na cadeia de produção, e o Ministro da Agricultura, Natureza, Pescas e Segurança Alimentar assinaram um acordo para aumentar o bem-estar animal na pecuária. O documento descreve as medidas a tomar até 2040, com um foco específico num bom modelo de remuneração para os agricultores e no espaço disponível dentro das licenças de actividade.

As medidas propostas podem ter consequências financeiras significativas para o sector. Os supermercados, os transformadores e outros intervenientes no mercado devem assumir a responsabilidade de vender os produtos a um preço justo, para que os agricultores possam obter um rendimento razoável, mesmo com custos mais elevados.

A recém-criada Autoridade da Produção Animal irá medir, monitorizar e reportar se os objectivos do acordo estão a ser alcançados. Em 2028, 2033 e 2038, será avaliado se todos os pré-requisitos foram cumpridos para a etapa seguinte. Exemplos destas pré-condições são um bom modelo de remuneração para os agricultores e a possibilidade de obter uma licença.

O acordo está intimamente ligado à Ordem Administrativa Geral (AMvB) para a Pecuária com Qualidade Animal 2040, que foi aberta para consulta online no dia 24 de junho pelo Ministro Wiersma. Esta AMvB descreve como o gado leiteiro, vitelos, porcos e galinhas podem ser criados de forma adequada para a pecuária. As regras baseiam-se em conhecimentos científicos recentes e experiências práticas da pecuária. Sempre que possível, são regulamentos específicos, para que os agricultores possam determinar por si próprios como aplicá-los nas suas empresas. As medidas serão legalmente obrigatórias para todos os produtores pecuários.

Com a assinatura, o acordo torna-se imediatamente oficial e todos os participantes podem começar a trabalhar nos acordos. Os cidadãos, empresas e organizações interessadas podem ainda responder à minuta da AMvB online até 5 de agosto. A previsão é que a AMvB seja apresentada à Primeira e Segunda Câmaras este outono.

24 de Junho de 2025/ Governo Central/ Países Baixos.
https://www.rijksoverheid.nl

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados