Leia este artigo em:

OIE lança nova campanha global para combater a resistência antimicrobiana

A Organização Mundial para a Saúde Animal (OIE) está a lançar uma nova campanha mundial para combater a resistência antimicrobiana e, portanto, preservar a capacidade dos países em proteger efetivamente os animais e os seres humanos contra doenças infecciosas.

2ª feira 20 Novembro 2017 (há 2 anos 1 meses 28 dias)
gosto

Apresentado durante a Semana Mundial de Consciencialização dos Antibióticos, a nova campanha da OIE tem como objectivo sublinhar as iniciativas que cada interessado em saúde animal pode tomar para garantir que os antimicrobianos sejam usados de forma responsável e prudente a nível nacional, com base nos Padrões internacionais da OIE dedicados aos responsáveis e ao uso prudente de antimicrobianos em animais, www.oie.int/amrstandards.

A disponibilidade e a eficácia sustentáveis dos antimicrobianos são essenciais para manter a saúde e o bem-estar dos animais e dos seres humanos. O risco de que os agentes causadores de doenças desenvolvam resistência aos antimicrobianos aumenta sempre que esses medicamentos são usados de forma inadequada e consequentemente prejudica sua capacidade de tratar doenças.

Neste contexto, os sectores humano, animal e vegetal têm uma responsabilidade partilhada para prevenir ou minimizar esse risco e precisam colaborar para garantir que eles sejam manipulados adequadamente quando usados em seres humanos, animais ou plantas. Essa é uma das prioridades do compromisso tripartido entre a OMS, a FAO e a OIE implementadas desde 2010.

Com a finalidade de ajudar todos os agentes da saúde animal a estar conscientes dos seus deveres e a tomar as medidas adequadas, foi desenvolvida uma ampla gama de materiais. Os serviços veterinários dos países membros da OIE podem usá-los para lembrar os decisores políticos, os veterinários, a indústria farmacêutica, os fabricantes de alimentos para animais, bem como os grossitas e retalhistas do seu papel fundamental neste âmbito. Ao esclarecer a forma como todos podem interagir em conjunto, a campanha irá ajudá-los a defender o uso responsável e prudente de antimicrobianos em animais através de ações de consciencialização nos seus países.

As principais mensagens da campanha destacam as recomendações abrangidas pelas normas internacionais da OIE que procuram serviços veterinários bem estruturados e legislações nacionais adequadas, garantindo assim que todos os países - incluindo os países de baixa e médio rendimento - tenham capacidade para combater a ameaça AMR.

Fontes úteis:

Descubra as ferramentas da campanha da OIE sobre AMR (disponível em inglês, francês e espanhol).
Portal da OIE sobre AMR: www.oie.int/antimicrobial-resistance
OIE Standards on AMR
Inforgrafia Tripartida: Handle antimicrobials with care. We can all help!
Website tripartido sobre AMR

Quinta-Feira, 16 de Novembro de 2017/ OIE.
http://www.oie.int

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?Se esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?Se esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui