A nomeação, recebida em nome do Serviço Nacional de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Agroalimentar (Senasica), órgão da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, foi liderada por María Elena González Ruiz, directora de Regulamentação de Estabelecimentos e Órgãos de Co-Adjuvância.
Durante a cerimónia, González destacou a importância da coordenação entre os serviços veterinários e a indústria farmacêutica para garantir a disponibilidade imediata e suficiente de medicamentos veterinários, considerados a primeira linha de defesa perante surtos epidémicos.

O Comité das Américas de Medicamentos Veterinários (CAMEVET), projecto regional da Organização Mundial de Sanidade Animal (OMSA), reúne os países das Américas com o objectivo de harmonizar normas, registos e controlos de medicamentos veterinários, assegurando seu uso responsável, seguro e eficaz.
Diante de representantes de 16 países das Caraíbas, da América Central e da América do Sul, o México reafirmou seu compromisso de trabalhar por uma regulamentação sanitária unificada, que permita a todos os países da região contar com medicamentos veterinários de qualidade e acesso oportuno, para preservar a saúde animal e a segurança alimentar.
O assistente técnico da OMSA, Martín Minassian, ressaltou que a colaboração público-privada é fundamental para fortalecer o registo de produtos veterinários, farmacológicos e biológicos, contribuindo para a prevenção de emergências sanitárias.
Por sua vez, o Director-Geral da Agência de Sanidade, Inocuidade e Qualidade Alimentar de Jalisco, César López Amador, celebrou a escolha do México e destacou que a regulamentação sanitária constitui a espinha dorsal da governança pecuária, ao facilitar a rastreabilidade e a transparência no uso de medicamentos.
Durante o seminário, os países participantes reviram os avanços em guias de testes de eficácia para anti-parasitários, boas prácticas de uso de produtos veterinários, métodos alternativos para determinar a eficácia de antimicrobianos e sistemas eletrónicos de registo.
Com esta designação, o México reforça sua liderança na definição de políticas sanitárias, no fortalecimento da cooperação regional e na protecção dos recursos pecuários contra doenças e pragas.
24 de Outubro de 2025/ Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural/ México.
https://www.gob.mx/agricultura/




