Leia este artigo em:

Malásia: aumento das precauções contra a PSA

A propagação do vírus da Peste Suína Africana na Ásia espalha o medo do contágio entre os países livres, no continente asiático.

2ª feira 1 Julho 2019 (há 2 meses 22 dias)
gosto

Dado o progresso da Pesta Suína Africana (PSA) na Ásia, a Malásia está a tomar precauções para impedir a entrada do vírus no país, de acordo com o Ministério da Agricultura espanhol no seu boletim de notícias do exterior. Desta forma, o Ministério da Agricultura e Agroindústria da Malásia não apenas proibiu a importação de animais e produtos de origem suína de países afectados, como a China, o Vietname, a Polónia, a Bélgica e o Cambodja, mas também estendeu essa proibição à Tailândia, com fronteira a norte, de modo que esta actue como uma zona de contenção. Além disso, os Serviços de Inspecção e Quarentena da Malásia (MAQIS) estão a reforçar os controlos nos aeroportos internacionais, para impedir a entrada de produtos de países com PSA através de bagagem de passageiros, bem como nas fronteiras terrestres com a Tailândia. Além disso, os controlos estão a ser intensificados para impedir a importação ilegal de produtos de fontes não autorizadas.

A este respeito, o Ministério da Agricultura da Malásia está preocupado com a importação de leitões para consumo, tradicionalmente trazidos do Vietname. As autoridades locais também estão a realizar um plano de vigilância e monitorização de javalis e inspecções em explorações comerciais no país.

O Ministério da Agricultura da Malásia está a fazer uma tentativa de consciencializar o sector produtor sobre as consequências nefastas que a introdução desse vírus teria, de modo que o próprio sector assuma uma responsabilidade activa na sua prevenção e controlo. Ainda assim, a Malásia tem um plano de contingência contra o PSA com um grupo operacional composto por várias Agências.

De acordo com dados da Associação de Criadores da Malásia, há cerca de 500 explorações de porcos na Malásia peninsular, com uma população de aproximadamente 1,5 milhões de porcos e com capacidade de suprir 93% da procura doméstica por carne de porco.

Quinta-feira, 20 de Junho de 2019/ Noticias del Exterior-MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es

Artigos relacionados

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

20-Set-201913-Set-201906-Set-201902-Ago-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui