Uma publicação que mostra a contribuição do Brasil para a acção climática global no sector agro-pecuário foi apresentada na 30ª Conferência das Partes (COP30) da UNFCCC, em Belém, Brasil. O guia, intitulado em português "Gestão de Dejectos da Produção Animal para Mitigação do Metano: A contribuição do Brasil para a acção climática global", utiliza a experiência brasileira para oferecer um roteiro prático e replicável para apoiar países, especialmente do Sul Global, no desenvolvimento de estratégias nacionais de baixo carbono.
A publicação é resultado da colaboração entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Instituto 17 e a Climate and Clean Air Coalition (CCAC). O documento contou com a revisão técnica de especialistas, incluindo Airton Kunz, da Embrapa Suínos e Aves, e Ricardo Kobal Raski e Sidney Almeida Filgueira de Medeiros, do Mapa.

O lançamento internacional ocorreu durante a Roundtable – “From Livestock Waste to Climate Solutions: Policies, Technologies, and Cooperation for Methane Mitigation”, realizada no Pavilhão AgriZone, na COP30, em 13 de Novembro. A sessão visou promover o diálogo e a cooperação, apresentando a experiência integrada do Brasil na redução das emissões de metano provenientes dos efluentes animais.
Foco Estratégico na Mitigação do Metano - A gestão de efluentes da produção animal é considerada um dos pontos de entrada mais eficazes para a mitigação dentro do sector agrícola. Os sistemas de produção pecuária estão entre as principais fontes globais de emissões de metano (CH4). O metano é um poluente climático de vida curta (PCVC), cujo potencial de aquecimento global é até 27 vezes superior ao do dióxido de carbono (CO₂) num horizonte de 100 anos. A mitigação do CH4 é considerada uma das formas mais rápidas e custo-efectivas de conter o aquecimento global no curto prazo.
O manejo adequado dos efluentes permite transformar um passivo ambiental em fonte de energia renovável e biofertilizante, promovendo ganhos económicos e sinergia com a redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs).
Roteiro Replicável para Acção Global - O guia, que tem como título internacional “Animal Waste Management for Methane Mitigation: Lessons from Brazil for Global Action”, traduz a trajectória política e técnica do Brasil num roteiro estruturado. O roteiro apresenta seis etapas-chave que podem ser adaptadas a diferentes realidades nacionais:
- Entender o contexto de produção e as fontes de emissão.
- Diagnosticar barreiras e condições habilitadoras para a adopção.
- Quantificar o potencial de mitigação e os co-benefícios relacionados.
- Desenvolver e demonstrar soluções técnicas e de negócios.
- Estabelecer estruturas para monitorização e institucionalização.
- Promover cooperação, inclusão e escalabilidade.
O material foi elaborado para gestores públicos, formuladores de políticas, técnicos, investigadores e instituições financeiras interessadas em soluções sustentáveis, escaláveis e inclusivas. O material procura facilitar a aprendizagem entre pares e a cooperação Sul-Sul, demonstrando que é viável conciliar segurança alimentar, inclusão social e mitigação climática.
Baixe a publicação AQUI!
17 de Novembro de 2025/ Embrapa/ Brasil.


