X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

França: Ministério da Agricultura procura soluções para sector suíno

O Ministro da Agricultura de França, Stéphane Le Foll, reuniu-se com representantes da indústria suína para considerar medidas necessárias para garantir o seu futuro.

9 Abril 2015
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Ministro da Agricultura de França, Stéphane Le Foll, reuniu-se, na semana passada, com os representantes da indústria suína, sector que está a passar por graves problemas económicos durante os últimos meses, devidos em parte ao embargo russo.

Durante a reunião o Ministro francês planeou novas medidas de ajuda ao sector, como uma nova convocatória de ajudas a projectos de melhoria, no valor de 45 milhões de € que será posto em marcha em breve. Isto, somado ao PCAE (plano de competitividade e adaptação das explorações) que mobilizará entre o Estado e as Regiões mais de 200 milhões de € por ano durante o periodo 2015-2020. Do mesmo modo, para facilitar o acesso ao crédito, foi criado um fundo de garantia bancária pública para facilitar o acesso aos empréstimos bancários a produtores pecuários.

Por outro lado, perante as promoções permanentes da distribuição, que afecta o valor do produto, Stéphane Le Foll recordou que o Código de Comércio permite regular os periodos nos que as promoções podem ocorrer, é por isso que o ministro pediu à indústria que chegue a um acordo antes do final deste mês de Abril. Se não for alcançado nenhum acordo, o ministro emitirá uma ordem a respeito.

O Ministro também insistiu em que o modelo de preços actual também deve evoluir para dar perspectivas mais estáveis aos produtores pecuários e reflectir melhor a realidade dos mercados e do comércio. Os profissionais iniciaram conversações para alcançar um equilíbrio entre as diferentes formas de relação comercial (mercado spot, contratos de futuros ou em diferido...) Esta reflexão também deve abordar o grupo de alimentação animal e outros grupos de interesse do sector. O objectivo é conseguir propostas concretas para o mês de Junho.

Stéphane Le Foll pediu também ao Mediador de relações comerciais agrícolas para ajudar o sector nas suas deliberações sobre estes temas (quadro de promoções, desenvolvimento de novas formas de fixação de preços como a contratação).

Para poder abordar o futuro do sector de forma conjunta, incluido o governo, o ministro propôs a todos os actores para se comprometerem, através de um pacto da indústria da carne de porco que será assinado em Junho na Assembleia Geral da Federação Nacional Suína.

Terça-feira, 31 de Março de 2015/ Ministère de l'Agriculture, de l'Agroalimentaire et de la Fôret/ França.
http://agriculture.gouv.fr

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista