No passado dia 26 de Junho, Annie Genevard, Ministra da Agricultura e Soberania Alimentar, reuniu representantes de organizações profissionais agrícolas para uma nova Reunião de Simplificação. Fiel ao seu compromisso de reduzir a carga administrativa dos agricultores, a Ministra apresentou uma série de avanços.
Desde a sua chegada ao Ministério, Genevard tem dado prioridade à simplificação: desde a redução dos controlos através do controlo administrativo único, agora generalizado pela Comissão Europeia, até à simplificação dos pagamentos de ajuda da PAC e à flexibilização das regras relacionadas com os calendários de trabalho agrícola através da descentralização.concretos.

Durante a reunião, os participantes foram informados sobre o progresso do sistema único de inspecção administrativa e o modelo de Carta de Inspecção que está a ser distribuído aos presidentes de câmara. Foi ainda realizada uma demonstração do novo software interactivo ligado ao "balcão único para a gestão de sebes", previsto na Lei de Orientação Agrícola (LOA).
Além disso, os serviços do Ministério apresentaram uma análise técnica das propostas de simplificação da PAC da Comissão Europeia e detalharam os planos de acção solicitados à ASP e à FranceAgriMer para facilitar o acesso à ajuda.
Por fim, foi apresentada uma actualização sobre os progressos alcançados com os programas "diga-nos uma vez" e "direito a errar", que visam reduzir a redundância e dar mais confiança aos agricultores.
As Associações de Agricultores e as Câmaras de Agricultura saudaram estes esforços. Genevard reiterou o seu compromisso inabalável: "Quero que os agricultores passem menos tempo em frente aos seus computadores e mais tempo nos seus campos."
26 de Junho de 2025/Ministério da Agricultura e da Soberania Alimentar/ França.
https://agriculture.gouv.fr