Face à ameaça persistente da Peste Suína Africana (PSA), a França está a intensificar a sua estratégia de prevenção com o lançamento da operação "Auditorias de Biossegurança", coordenada pelo Ministério da Agricultura. Esta campanha visa reforçar a implementação de medidas de biossegurança nas explorações de suínos e em javalis, com o apoio financeiro do governo francês.
Esta operação está estruturada em torno de duas componentes principais: a formação de 600 novos auditores de biossegurança, incluindo 300 veterinários, e a realização de 3000 auditorias de biossegurança gratuitas. A formação é oferecida pelo IFIP, enquanto as auditorias são organizadas pela Associação Nacional de Saúde Suína (ANSP) e pelo SNGTV para mobilização veterinária.

No entanto, a meados da implementação da estratégia, os números mostram um atraso significativo em relação às metas estabelecidas:
- 618 auditorias concluídas das 3.000 previstas, uma taxa de 21%.
- 29 sessões de formação realizadas de 60, uma taxa de conclusão de 48%.
- 233 pessoas formadas, incluindo 181 veterinários, ou 39% do objetivo inicial.
- Além disso, 188 pessoas foram formadas através do MOOC, incluindo pelo menos 84 veterinários.
O Ministério pede um impulso acelerado para atingir as metas até ao final do ano. Está também a disponibilizar um kit de comunicação específico para a PSA para apoiar a mobilização do sector.
Pode encontrar todas as informações relacionadas com a Peste Suína Africana na nossa secção especial PSA.
8 de Julho de 2025/Plataforma ESA/França.
https://www.plateforme-esa.fr