A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reconheceu o sistema de software ECOGAN, desenvolvido pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação (MAPA), pelo seu contributo para uma produção pecuária mais sustentável, alinhada com as metas ambientais internacionais.
O reconhecimento foi entregue no dia 15 de Outubro em Roma, durante a cerimónia do 80º aniversário da FAO e o Fórum Mundial da Alimentação, onde foram reconhecidas as melhores práticas e inovações em matéria de segurança alimentar, sustentabilidade e transformação dos sistemas agroalimentares. O ECOGAN foi homenageado na categoria "Transformação Sustentável da Pecuária, Saúde Única, Saúde Animal e Centros de Referência".

O ECOGAN é uma ferramenta digital que alberga o Registo Geral das Melhores Técnicas Disponíveis (MTDs) e permite calcular as emissões e a pegada de carbono da pecuária ao nível da exploração. Os algoritmos de cálculo foram desenvolvidos em conjunto com o Sistema Espanhol de Inventário de Emissões (SEI), gerido pelo Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico.
Graças a esta colaboração, os dados introduzidos pelos produtores de animais no ECOGAN e nas MTD são transferidos anualmente para o SEI, permitindo uma reflexão altamente precisa das emissões reais do sector e das medidas tomadas para as reduzir. Esta abordagem contribui para a melhoria da qualidade dos inventários nacionais e demonstra o compromisso do sector pecuário espanhol com a sustentabilidade ambiental.
Das 408 candidaturas apresentadas, o ECOGAN foi uma das 20 iniciativas seleccionadas para apresentação na Conferência Global para a Transformação Sustentável da Pecuária, realizada em Roma de 29 de Setembro a 1 de Outubro de 2025, tendo participado ainda no Fórum de Inovação, na sessão dedicada às inovações na pecuária sustentável e ao seu impacto climático.
15 de Outubro de 2025 / Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação / Espanha. https://www.mapa.gob.es