X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

EUA: novo índice de doenças monitoriza agentes patogénicos suínos

O índice de doenças do SHIC monitoriza a atividade dos agentes patogénicos suínos e identifica ameaças emergentes.

15 Outubro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Centro de Informação sobre a Saúde Suína financiou um projeto para gerar um índice de doenças suínas baseado em dados, monitorizando a atividade de agentes patogénicos em suínos utilizando diagnósticos confirmados baseados em tecidos do Laboratório de Diagnóstico Veterinário da Universidade Estadual de Iowa. Esta iniciativa teve como objetivo fornecer um método transparente, automatizado e reprodutível para ajudar os veterinários, produtores e partes interessadas a priorizar as ameaças de doenças com base em dados de diagnóstico do mundo real. O índice de doença resultante monitoriza a atividade de agentes patogénicos em suínos e identifica ameaças emergentes. Além disso, o índice pode ser adaptado e integrado no Sistema de Notificação de Doenças Suínas, financiado pelo SHIC, para monitorização contínua.

Para construir o índice de doenças suínas foram utilizados 59.950 casos suínos entre 2020 e 2024. Foram considerados quatro fatores principais:

  • Com que frequência uma doença foi diagnosticada
  • Com que frequência uma doença apareceu juntamente com outras doenças, ou seja, codiagnóstico
  • Com que frequência foi disseminada pelos estados dos E.U.A.
  • Com que frequência ela disparou alarmes estatísticos para atividades incomuns num ano

Ao combinar variáveis ​​epidemiológicas multifatoriais em vez de depender apenas da ocorrência, o índice capta tanto a prevalência do agente patogénico como dinâmicas mais amplas, como a disseminação geográfica e os padrões de co-enfermidades. Estes fatores foram ponderados e combinados numa única pontuação para cada doença, atualizada semanalmente durante o ano em curso e exibida num painel interativo que será disponibilizado no site do SDRS, disponível no início de 2026.

Os resultados confirmam PRRSV e Streptococcus suis premanecem como agentes patogénicos no topo, demonstrando a sua elevada atividade na indústria suína dos EUA. O sistema também detetou a atividade de agentes patogénicos emergentes em 2024, incluindo o sapovírus suíno e o astrovírus suíno, enquanto o PCV2 apresentou um declínio notável.

7 de outubro de 2025/ SHIC/ Estados Unidos da América.
https://www.swinehealth.org

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados