O Relatório mensal sobre variantes de PRRSV sob vigilância (VUMs), em colaboração com o Morrison Swine Health Monitoring Project (MSHMP) financiado pelo SHIC e a plataforma analítica PRRS-Loom, o relatório foi lançado em agosto de 2025. O relatório foi elaborado para fornecer aos produtores e veterinários um alerta precoce sobre potenciais ameaças, melhorando a preparação e a resposta coordenada em todo o setor.
Esta iniciativa utiliza a ferramenta PRRS-Loom, um modelo de aprendizagem automática que analisa 603 bases de ORF5 para classificar vírus por linhagem, sublinhagem e variante. Estas classificações são combinadas com um algoritmo de previsão que antecipa a probabilidade de uma variante se expandir significativamente — definida como um aumento de mais de 20% no ano seguinte — com base em dados retrospetivos com uma precisão de 77%. Quando integrada nos dados quase em tempo real do MSHMP, a abordagem permite ao novo relatório identificar onde já estão presentes variantes específicas do PRRSV e estimar o seu potencial de propagação mais ampla.

As variantes do PRRSV são definidas como vírus estreitamente relacionados com base na semelhança do gene ORF5, diferindo tipicamente em menos de 2,5% dentro de uma variante e 5% do parente mais próximo. Os VUM representam especificamente variantes do PRRSV-2 que circulam nos EUA e que apresentam indicadores genéticos e epidemiológicos de transmissão mais alargada. Para destacar a urgência e orientar as respostas, os VUM são categorizados em quatro níveis com base no número de locais afetados nos últimos seis meses:
- Nível 1: até 30 locais;
- Nível 2: entre 31 e 50 locais;
- Nível 3: entre 51 e 100 locais;
- Nível 4: mais de 100 locais.
Os relatórios sobre VUM de Nível 2 ou superiores incluirão análises epidemiológicas alargadas, examinando sequências, locais, sistemas e estados afetados. Estes resumos serão acompanhados por curvas epidemiológicas que mostram a dinâmica das variantes ao longo do tempo e relatórios de situação que fornecem contexto para a resposta contínua do setor. Em conjunto, estas ferramentas proporcionam aos intervenientes do setor uma maior consciência situacional, ajudando os veterinários e os produtores a ajustar as suas estratégias antes que uma variante se torne mais amplamente distribuída.
Estas informações serão amplamente acessíveis e incidirão sobre informações práticas para os produtores. Os relatórios do VUM serão distribuídos aos participantes do MSHMP, partilhados no boletim eletrónico mensal do SHIC e disponibilizados publicamente no website do MSHMP e na plataforma PRRS-Loom.
4 de Setembro de 2025/ Centro de Informação da Saúde Suína / Estados Unidos da América
https://www.swinehealth.org