Leia este artigo em:

Espanha: transmissão electrónica de receitas de antibióticos na pecuária

Será aplicada a todas as receitas veterinárias de antibióticos destinados a animais produtores de alimentos e é mais um passo na estratégia para a redução do risco de resistências aos antibióticos, fomentando um uso sustentável e racional dos mesmos.

4ª feira 11 Abril 2018 (há 13 dias)

O Conselho de Ministros aprovou por proposta do Ministério da Agricultura e Pescas, Alimentação e Meio Ambiente, um Real Decreto através do qual se estabelece a transmissão electrónica de dados das receitas veterinárias de antibióticos e rações medicamentosas destinadas a animais produtores de alimentos para consumo humano, formulados com base em pré-misturas que sejam antibióticose e são modificados diversos Reais Decretos em matéria de pecuária.

Nesta norma regulamentam-se as condições e requisitos aplicáveis à transmissão electrónica destas receitas, estabelecendo que os profissionais veterinários devem fornecer, à Administração, os dados relativos aos antibióticos que prescrevam e que sejam destinados a animais de consumo humano nas explorações onde trabalham.

Dá-se assim cumprimento, no âmbito veterinário, ao Plano estratégico e de acção para reduzir o risco de selecção e disseminação da resistência aos antibióticos, aprovado pelo Conselho Interterritorial do Sistema Nacional da Saúde e pela Conferência Intersectorial do Ministério da Agricultura e Pesca, Alimentação e Meio Ambiente.

Para isso é necessário dispor de dados quantitativos sobre os antibióticos que se receitam aos animais de produção, para contar com a informação adequada, com a finalidade de melhorar a sua utilização e consciencializar para um uso sustentável dos mesmos, no cumprimento da mencionada estratégia da União Europeia sobre resistências aos antibióticos.

A nova norma conta com um elevado grau de consenso no sector pecuário e na organização colegial veterinária, que já promovem o uso eficiente dos antibióticos na prática ordinária da medicina veterinária e estão plenamente consciencializados da necessidade do seu uso racional na sanidade animal.

Sexta-Feira, 6 de Abril de 2018/ MAPAMA/ Espanha.
http://www.mapama.gob.es

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

20-Abr-201813-Abr-201806-Abr-201829-Mar-2018

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui