As emissões de amoníaco provenientes do sector pecuário foram reduzidas em 16,7% entre 2005 e 2023. Assim, a Espanha não só cumpriu o compromisso de redução estabelecido na Directiva dos Tectos Nacionais de Emissão (TNE) pelo terceiro ano consecutivo, como ainda conseguiu atingir uma redução cinco vezes superior à exigida para o período 2020-2023.
Os dados reflectem o cumprimento, por parte de Espanha, do compromisso de redução estabelecido na Diretiva dos Tectos Nacionais de Emissão e da melhoria da sustentabilidade da produção pecuária.

Estes resultados estão reflectidos no terceiro relatório sobre a implementação das Melhores Técnicas Disponíveis (MTDs) no sector da suinicultura intensiva e o primeiro no sector avícola, publicado pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação com base em dados registados no sistema Ecogan.
Este ano marca a publicação do terceiro relatório anual para o sector da suinicultura intensiva e o primeiro para os sectores da carne de aves e galinhas poedeiras, com resultados favoráveis em termos de relatórios. Foram notificados 93% do efectivo com obrigação de declarar no sector suinícola, bem como 74% e 71% nos sectores das aves e galinhas poedeiras, respetivamente.
Nos seguintes links estão disponíveis os novos relatórios sobre o sector da suinicultura intensiva e sobre o sector avícola.
O relatório interactivo está disponível neste link.
29 de Abril de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es