No passado dia 25 de Junho, Ana Rodríguez abriu uma conferência dedicada ao ECOGAN, a ferramenta de software desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação para melhorar os cálculos de emissões na pecuária e o registo de Melhores Técnicas Disponíveis, que permite melhorias na precisão e rastreabilidade dos dados relacionados com as emissões de poluentes e gases com efeito de estufa.
Durante a conferência foram explicados os principais objectivos, o funcionamento e os resultados do sistema ECOGAN, e salientado o seu papel de suporte técnico ao Sistema Espanhol de Inventário de Emissões e ao Registo Estatal de Emissões e Fontes Poluentes (PRTR). A sua utilização serve também de base para o Registo Geral de Melhores Técnicas Disponíveis (MTDs).

A Secretária-Geral dos Recursos Agrícolas e Segurança Alimentar, Ana Rodríguez Castaño, destacou as reduções significativas das emissões de amoníaco do sector pecuário nos últimos anos, conforme reflectido nos dados reportados pela ferramenta ECOGAN ao Sistema Espanhol de Inventário de Emissões (SEI).
Os dados confirmam o cumprimento das metas da União Europeia de redução destas emissões em 3% face a 2005. Em 2021, 2022 e 2023, foram alcançadas reduções de 6,2%, 16% e 16,7%, respectivamente.
A Secretária-Geral manifestou a sua gratidão pela utilização da ferramenta pelo sector, destacando a aceitação positiva da mesma, sobretudo no caso do sector suinícola, que representa 93% da população animal. Este sector reportou dados de 77% das suas explorações ao ECOGAN em 2024.
26 de Junho de 2025/ MAPA/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es