A mais recente actualização sobre a situação da PSA em Espanha, publicada pelo Ministério da Agricultura espanhol, confirma a detecção de dois novos focos secundários de Peste Suína Africana (PSA) em javalis.
Um total de 13 animais foram encontrados mortos, todos localizados dentro da zona de alto risco definida por um raio de 6 quilómetros em redor dos casos iniciais. Com isto, o número de focos reportados até à data chega aos 15: 3 primários e 12 secundários, representando um total de 60 animais positivos.

Além disso, outros 622 animais foram analisados e testaram negativo. Destes, 300 foram capturados e 322 foram amostrados através de vigilância passiva (cadáveres inteiros ou restos encontrados na natureza, ou animais com sintomas que foram abatidos) na área infectada e na sua envolvente (ver mapa 1).
Os esforços intensivos de procura de cadáveres de javalis continuam, estando em curso preparativos para operações de captura com o objectivo de reduzir as populações de javalis em áreas de baixo risco na zona infectada. As medidas de isolamento estão a ser reforçadas, incluindo novas vedações, aproveitamento das vedações existentes ao longo das estradas e caminhos-de-ferro, e a priorização do controlo dos corredores utilizados pelos javalis. Especificamente, estão a ser realizados trabalhos numa segunda barreira de contenção em redor de Collserola (as auto-estradas AP7 e A2 a sul, e outras estradas e caminhos-de-ferro a norte para impedir o acesso à região de Maresme; a barreira ferroviária sub-urbana está também a ser reforçada a norte).
13 de Janeiro de 2023/ Ministério da Agricultura/ Espanha.
https://www.mapa.gob.es


