X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Espanha: IREC publica um manual de boas práticas na caça ao javali

Perante a ameaça da PSA, é importante o treino não só dos serviços veterinários como, sobretudo, de outros agentes envolvidos como sejam os caçadores.

7 Fevereiro 2020
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O Instituto de Investigação em Recursos Cinegéticos (IREC) publicou um manual de boas práticas em relação à caça do javali e a prevenção de riscos sanitários, entre eles a Peste Suína Africana (PSA), à qual é dedicada uma boa parte deste manual.

Em relação à PSA, o manual destaca a importância da detecção precoce de um foco, e reforça a forma como agir perante a presença de javalis moribundos ou mortos.

A populación de javalis está a aumentar de forma exponencial em toda a Europa. De acordo com os dados do IREC, em Espanha são caçados cerca de 400 mil javalis anualmente enquanto que em 1980 se caçavam apenas 30 mil. A população estimada em Espanha situa-se em mais de um milhão de cabeças estimando-se que possa atingir os 2 milhões em 2025.

PPA Manual de buenas prácticas en relación con la caza del jabalí (IREC)

4 de Fevereiro de 2020/ Redacção 333 a partir do IREC.

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Produtos relacionados na Loja Agro-Pecuária

A loja especializada em suíno
Acoselhamento e serviço técnico
Mais de 120 marcas e fabricantes

Artigos relacionados

wild boar

A OIE actualiza o manual sobre a PSA em javalis

21-Out-2019

Os factos, observações e focos descritos no documento, apresentam-se com a intenção de informar todos os actores envolvidos e ao público em geral sobre a complexidade desta doença e a necessidade de planificar e coordenar cuidadosamente os esforços dirigidos à sua prevenção e controlo.