Leia este artigo em:

Elevada mortalidade em suínos devida a Streptococcus equi ssp zooepidemicus nos EUA e no Canadá

Casos recentes de Streptococcus equi ssp zooepidemicusis na América do Norte resultaram similares à estirpe chinesa de alta mortalidade que implicou a perda de mais de 300 mil porcos a meados da década de 1970.

5ª feira 28 Novembro 2019 (há 1 meses 22 dias)
gosto

Tanto no Canadá como nos Estados Unidos foram notificados casos de elevada mortalidade (~ 30-50%) devida a Streptococcus equi ssp zooepidemicusis. No Canadá foi observado, em centros de concentração do oeste do país e em quatro explorações de porcas (provocando abortos) enquanto que nos EUA foi observado recentemente em dois centros de concentração de porcas para abate e porcos em crescimento.

Os sinais clínicos observados incluíram letargia, debilidade, febre alta, propagação rápida entre suínos de fontes muito variadas dentro das instalações afectadas e mortalidade que aumentou rapidamente.

O Laboratório de Diagnóstico do Estado do Iowa (ISU VDL) descobriu que tanto as estirpes do Canadá como as dos EUA eram surpreendentemente similares à estirpe ATCC isolada dos focos com elevada mortalidade detectados na China em meados da década de 70 que supostamente implicaram a perda de mais de 300 mil porcos.

O Streptococcus equi ssp zooepidemicusis não se ísola facilmente nos suínos e o VDL informou de apenas 6 isolamentos em investigações de casos de diagnóstico clínico de suínos nos últimos 10 anos. Portanto, existe pouca informação sobre a variante particular de S. zooepidemicus em suínos.

A consciencialização deve reforçar os esforços de biossegurança, particularmente em relação com o transporte e os pontos de concentração. São necessários mais estudos para compreender melhor a relevância e a prevalência de S. zooepidemicus em porcos norte-americanos.

Quarta-Feira, 30 de Outubro de 2019/ Redacção da 333 a partir de dados da SHIC e da ISU-VDL

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?Se esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?Se esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui