X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

E.U.A. reforço da proteção contra a larva do Novo Mundo

O USDA continua a fazer progressos substanciais no seu plano para proteger o gado, a vida selvagem e as comunidades agrícolas do país da ameaça da larva do Novo Mundo.

27 Outubro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

A larva do Novo Mundo (NWS, Cochliomyia hominivorax) é uma praga devastadora. Quando as larvas da mosca do NWS se enterram na carne de um animal vivo, causam danos graves e frequentemente fatais. A NWS pode infestar gado, animais de estimação, animais selvagens, ocasionalmente aves e, em casos raros, até mesmo humanos.

Embora o NWS tenha sido erradicado dos Estados Unidos há décadas, as recentes deteções no México, tão a norte como Oaxaca e Veracruz — a cerca de 1.100 quilómetros da fronteira com os EUA — levaram à suspensão imediata, a 11 de maio de 2025, das importações de gado, cavalos e bisontes vivos através dos portos de entrada ao longo da fronteira sul. Até 17 de outubro, não tinha sido detetado qualquer NWS em animais ou armadilhas nos Estados Unidos.

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) continua a fazer progressos significativos na implementação do seu plano abrangente de cinco frentes para proteger a pecuária, a vida selvagem e as comunidades agrícolas do país da ameaça do NWS.

O USDA está a colocar sistemas intensivos de vigilância e monitorização, a investir em inovação relacionada com o NWS e a apoiar esforços de resposta robustos no México e na América Central. As equipas ao longo da fronteira com os EUA dispuseram mais de 113 armadilhas e iscos específicos para o NWS em zonas de alto risco dos estados fronteiriços, além de utilizarem milhares de armadilhas para moscas-da-fruta e insetos distribuídas ao longo de toda a fronteira sul.

O USDA realizou formação extensiva nos Estados Unidos e mais de 50 reuniões com as partes interessadas, aumentando a sensibilização regional sobre o NWS e melhorando a notificação e a resposta a casos suspeitos. Também partilhou o Manual de Resposta contra a NWS, um plano operacional com estratégias detalhadas sobre a forma como o USDA irá colaborar com os estados e outros parceiros caso o parasita seja detetado nos EUA.

Além disso, o USDA testa todos os animais selvagens capturados em condados de alto risco do Texas em busca de sinais de infestação pelo NWS.

Embora o México continue a confirmar novos casos de NWS, a grande maioria concentra-se no extremo sul do país, não se tendo verificado uma expansão significativa para norte nos últimos meses.

A 19 de agosto, o USDA e a autoridade sanitária mexicana SENASICA assinaram um Plano de Ação Conjunta contra o NWS, que inclui medidas detalhadas sobre os protocolos de captura, vigilância e movimentação, com o objetivo de conter a propagação do parasita. Os portos de entrada do sul dos EUA continuam encerrados à importação de gado vivo, como parte dos esforços contínuos para manter medidas de proteção robustas.

17 de outubro de 2025/ USDA/ Estados Unidos da América
https://www.aphis.usda.gov

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista A web em 3 minutos

Um resumo semanal das novidades da 3tres3.com.pt

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados