Este conteúdo está disponível para utilizadores registados
Pode registar-se e fazer login de forma gratuita para poder aceder a todo o conteúdo de 3tres3.com

X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0
Leia este artigo em:

Dinamarca vai compensar produção de porcos com caudas intactas

Os produtores de suínos dinamarqueses terão direito a receber uma compensação de 50 coroas dinamarquesas por cada porco nascido com a cauda intacta.

29 Outubro 2025
X
XLinkedinWhatsAppTelegramTelegram
0

O plano acaba de ser lançado após um processo de concurso e gerou grande interesse. De acordo com o Sector Suíno do Conselho Dinamarquês de Agricultura e Alimentação, já foram garantidos mais 500.000 porcos com caudas intactas.

Prevê-se que o número de porcos com caudas intactas duplique nos próximos três anos, o que significa que, até 2028, serão produzidos quatro milhões de porcos dinamarqueses com caudas intactas. Esta meta faz parte da Visão 2050 da indústria suína dinamarquesa. O primeiro objetivo é alcançar um milhão de porcos com caudas intactas até 2026. Muitos produtores de porcos e fornecedores de leitões participaram no projeto piloto "Um Esforço Conjunto para Preservar Caudas Intactas" para avaliar a viabilidade de evitar o corte da cauda.

Os produtores de suínos dinamarqueses terão direito a uma indemnização de 50 coroas dinamarquesas por cada suíno nascido com a cauda intacta. Para além da compensação propriamente dita, está a ser planeada uma rede de produtores para permitir que os seus membros troquem experiências sobre diversos aspetos, desde a adequação para o transporte até ao maneio da mordedura da cauda. A Administração Veterinária e Alimentar Dinamarquesa está envolvida no diálogo, dado que o transporte e a avaliação das lesões podem ser complexos.

O plano foi desenvolvido pelo setor, incorporado no acordo político sobre o bem-estar animal em fevereiro de 2024 e, posteriormente, recebeu a aprovação da Comissão Europeia. Os próximos passos serão dados este outono pelo Conselho do Fundo de Taxas Suínas (um fundo financiado por uma taxa sobre cada porco abatido).

29 de setembro de 2025/ Agricultura e alimentação/ Dinamarca. https://agricultureandfood.co.uk

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Não estás inscrito na lista Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

faz login e inscreve-te na lista

Artigos relacionados