No dia 15 de Julho, Jacob Jensen, Ministro da Alimentação, Agricultura e Pescas da Dinamarca, apresentou as principais prioridades agrícolas da Presidência dinamarquesa do Conselho à Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu. A Dinamarca ocupa a Presidência rotativa até ao final de 2025.
De acordo com Jensen, a Presidência irá concentrar-se em aliviar os encargos administrativos para os agricultores, continuando a promover a transição verde e a melhorar o bem-estar animal. Uma prioridade fundamental será concluir as negociações em curso sobre o pacote de simplificação da Política Agrícola Comum (PAC), iniciando também as discussões sobre o quadro da PAC para além de 2027.

Vários eurodeputados manifestaram preocupações relativamente a condições justas para os agricultores da UE no contexto do Acordo do Mercosul e das normas de bem-estar animal. Foram ainda colocadas questões sobre a forma como a Presidência pretende apoiar a auto-suficiência da UE em matéria de proteínas e fertilizantes e reforçar o apoio à agricultura biológica.
Outros eurodeputados destacaram a importância de garantir que a transição verde não compromete a sustentabilidade a longo prazo do sector agrícola. O compromisso da Presidência em equilibrar a simplificação com objectivos ambiciosos em matéria de clima e sustentabilidade será, por isso, um tema central nos próximos meses.
4 de Setembro de 2025/ Parlamento Europeu/ União Europeia.
https://www.europarl.europa.eu