Leia este artigo em:

Catalunnha reforçará a biossegurança nas explorações de suínos

O Departamento de Agricultura e o sector suinícola definem os próximos passos para reforçar a biosegurança nas suiniculturas catalãs.

3ª feira 5 Setembro 2017 (há 2 anos 18 dias)
gosto

Com o arranque do programa de biosegurança nas explorações pecuárias foi dado um importante passo na melhoria das suiniculturas catalãs que há que ser reforçada para garantir a sanidade do efectivo suinícola. Assim, foram decididos na Comissão Sectorial do Suíno, onde estão representados o sector e a Administração, os próximos passos para melhorar a segurança nas suiniculturas catalãs.

Estas futuras acções consistem em continuar a trabalhar nos inquéritos e na assessoria que desde há dois anos se estão a levar a cabo nas suiniculturas da Catalunha para que possam cumprir com o programa de biosegurança. O objectivo é conseguir que todas as explorações recebam assessoria contínua nesta matéria.

O departamento também se comprometeu a garantir a correcta colocação de vedação do perimetro das explorações, obrigatária desde Abril de 2016, bem como outras obrigações como sejam os sistemas para evitar a entrada de aves e outros animais que possam ser transmissores de doenças, a presença de sistemas de limpeza e desinfecção de veículos no acesso à exploração, os balneários do pessoal, a roupa e o calçado de uso exclusivo na exploração ou ter um registo actualizado de visitas e de veículos alheios à exploração, entre outros aspectos.

Outro dos temas abordados foi a melhoria da biosegurança na recolha e transporte de cadáveres. Sobre este tema foi salientada a vontade de potenciar uma estratégia que fomente o uso de contentores refrigerados nas explorações como forma de melhorar o armazenamento de cadáveres.

Por outro lado, durante a reunião, Teresa Masjuan, Directora-Geral de Agricultura e Pecuária recordou que "apesar da importância da biosegurança e do bem-estar, há que trabalhar para avançar na estratégia dos efluentes pecuários, que deve assegurar a qualidade dos solos e das águas subterrâneas, ao mesmo tempo que se garante a viabilidade e a sustentabilidade das explorações pecuárias e do sector da carne catalãs ".

Quinta-Feira, 27 de Julho de 2017/ DARP/ Generalitat de Catalunya.
http://agricultura.gencat.cat

Comentários ao artigo

Este espaço não é uma zona de consultas aos autores dos artigos mas sim um local de discussão aberto a todos os utilizadores de 3tres3
Insere um novo comentário

Para fazeres comentários tens que ser utilizador registado da 3tres3 e fazer login

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui

tags

Última hora

Um boletim periódico de notícias sobre o mundo suinícola

Não estás inscrito na lista

20-Set-201913-Set-201906-Set-201902-Ago-2019

faz login e inscreve-te na lista

Ainda não és utilizador registado de 333?regista-tee acede a preços dos porcos, pesquisador, ...
É gratuito e rápido
Já estás registado na 333?LOGINSe esqueceste a tua password nós enviamos novamente aqui