É criado o Grupo de Trabalho do Javali
O Departamento de Agricultura do Governo da Catalunha anunciou a criação do Grupo de Trabalho do Javali, uma nova ferramenta estratégica para lidar com a sobre-população desta espécie em toda a região.

Actualmente, a Catalunha tem uma densidade média de 6,3 javalis por km², com uma população reprodutora estimada em 125 mil fêmeas. Esta é uma média para toda a região, o que demonstra que existem zonas com uma população muito maior.
A Direcção-Geral das Florestas propõe-se estabelecer uma meta máxima de 4 javalis por km², 37% inferior ao nível actual, e para atingir este objectivo será necessário capturar 50% dos javalis da Catalunha. Estas densidades óptimas de 4 javalis são uma média calculada para toda a Catalunha; isto significa que áreas como Alt Empordà, que actualmente apresentam até 15 javalis por km², terão as suas populações reduzidas, mas ainda assim manterão densidades acima dos 4 javalis por km².
Esta medida é necessária para reduzir os riscos, dado que os javalis são responsáveis por 90% dos acidentes relacionados com a fauna selvagem, são vectores de doenças como a Peste Suína Africana (PSA) e causam danos significativos nas culturas. O novo organismo irá inspirar-se na experiência bem-sucedida do Grupo de Trabalho de Javali de Collserola, que reduziu os incidentes na região até 70%.
Aumento das ajudas para reduzir a população de javalis
Desde 2021, o Departamento mantém um programa anual de auxílio de um milhão de euros para promover a captura de javalis e reduzir a sua densidade populacional, sendo que este financiamento será aumentado na nova abertura de candidaturas.
Os incentivos incluem até 20€ por animal capturado, ajudas para o transporte entre 5 e 10€ por animal e subsídios para melhorar as instalações logísticas de carne de caça, que podem chegar aos 30 mil euros.
10 de Dezembro de 2025/ Departamento de Agricultura/ Governo da Catalunha.
https://govern.cat/salapremsa


