O Conselho de Gestão Executiva da Peste Suína Africana (ASF-EMB) demonstrou o poder de uma abordagem colaborativa para enfrentar desafios complexos de doenças. Com base nesse sucesso, as partes interessadas nos setores de pecuária e avicultura do Canadá criaram o Conselho de Gestão Executiva de Doenças Animais Estrangeiras (FAD-EMB) para combater a Febre Aftosa (FA), a Peste Suína Africana (PSA) e a Gripe Aviária de alta patogenicidade (GAAP), com o objetivo de estabelecer um processo colaborativo para prevenção, preparação e resposta a doenças, com o envolvimento colaborativo dos governos federal, provincial, territorial e da indústria.
A primeira reunião do FAD-EMB foi realizada presencialmente em 24 de Junho de 2025, onde foi identificada a necessidade de continuar o trabalho específico sobre doenças através de grupos de liderança, e houve consenso de que o modelo de quatro pilares seguido para a Peste Suína Africana é aplicável a outras doenças animais exóticas.

Os temas que surgiram ao longo do dia destacaram a importância da construção de relacionamentos para apoiar essa abordagem colaborativa. Foi acordado que o FAD-EMB não será uma plataforma para esforços de lobby, mas sim um fórum imparcial para impulsionar as necessidades de prevenção, planeamento e resposta a doenças. O grupo reconheceu o potencial de fadiga e a importância de celebrar regularmente os avanços.
Os próximos passos incluem a elaboração de um estatuto e a formação de grupos de liderança específicos sobre doenças para manter o ritmo nas lacunas de prioridade para PSA, FA e IAAP. Também houve reconhecimento das prioridades horizontais que se aplicam a todas as espécies. O FAD-EMB planeia reunir-se trimestralmente para impulsionar de forma colaborativa a prevenção, a preparação e a resposta a doenças animais exóticas.
18 de Julho de 2025/ Animal Health Canada/ Canadá.
https://animalhealthcanada.ca