O governo dos Estados Unidos anunciou uma nova tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, incluindo carnes, café e frutas, com início previsto para o dia 6 de Agosto de 2025. A medida foi oficializada através de uma Ordem Executiva publicada pela Casa Branca.
A tarifa consiste num adicional de 40% sobre a alíquota-base de 10% já aplicada anteriormente. No entanto, determinados produtos foram excluídos da nova cobrança, como o sumo de laranja, aeronaves civis, minério de ferro, celulose, energia e fertilizantes.

Somada à alíquota atual de 26,4% aplicada para a carne bovina, a carga tributária total ultrapassaria 76%, comprometendo a viabilidade económica das exportações para o mercado norte-americano, que importou 229 mil toneladas em 2024. Para 2025, a previsão era atingir 400 mil toneladas.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) está em diálogo com os importadores norte-americanos e colabora com o governo federal na procura de uma solução negociada. Também se destaca a acção conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária na abertura de novos mercados e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) nas articulações diplomáticas e comerciais.
31 de Julho de 2025 /Redacção 333 com dados da Casa Branca e ABIEC