Em colaboração com a Inagro e tendo a assessoria do Instituto de Investigação em Agrícultura, Pescas e Alimentação (ILVO), foi instalado um sistema de medição especializado em vários pavilhões de uma exploração de suínos na Flandres Ocidental. As medições já começaram.
Esta campanha faz parte do Plano de Acção Provincial para o Azoto, aprovado a 8 de Fevereiro de 2024. O objectivo é obter informações sobre as emissões de azoto através de dados fiáveis e, assim, incentivar a inovação e a adopção de medidas de redução específicas numa fase posterior.

O sistema de medição é constituído por três componentes: um sistema que mede o amoníaco no ar, sensores que monitorizam o comportamento animal e sensores móveis de alta sensibilidade para medições precisas. Juntos, formam um sistema de medição integrado que irá recolher dados continuamente durante 17 meses. A Inagro e a Agro Heugebaert monitorizam as medições e gerem a instalação em conjunto com os produtores envolvidos.
Estas medições são únicas na Flandres. Devem ajudar a compreender como e quando são geradas as emissões de amoníaco, como evoluem e como são influenciadas pelo bem-estar animal e pelas técnicas de maneio nos pavilhões. Este é um passo importante para o desenvolvimento e validação de novas soluções dentro da Política Flamenga de Azoto (PFA).
28 de abril de 2025/ Província da Flandres Ocidental/ Bélgica.
https://www.west-vlaanderen.be