Com o objectivo de evitar a propagação da Peste Suína Africana (PSA) da Renânia do Norte-Vestfália para o oeste e norte de Hessen, as autoridades regionais de Kassel e Gießen emitiram novas disposições administrativas que apoiam legalmente a construção de cercas fixas e elétricas móveis ao longo de várias estradas fronteiriças. As barreiras serão instaladas nos distritos de Waldeck-Frankenberg, Marburg-Biedenkopf e Lahn-Dill, perto da fronteira entre os dois Länder, e têm como objectivo conter a expansão da doença a partir dos territórios vizinhos.
As novas regulamentações permitem que as cercas de protecção sejam instaladas e mantidas num corredor de até 500 metros ao redor de determinadas estradas rurais. As estradas federais, regionais e locais afectadas estão detalhadas nas disposições. Proprietários, arrendatários e outros utilizadores devem permitir a execução destas medidas sanitárias nas zonas definidas. Dado o risco epidemiológico actual, as medidas entram em vigor imediatamente.

Além disso, Hessen continua com acções intensivas de vigilância em cooperação com os distritos envolvidos. Nas últimas semanas, foram destacadas equipas de detecção com cães treinados e drones na zona fronteiriça, bem como uma unidade móvel de descontaminação em Marburg-Biedenkopf. Até ao momento, não foram detectados casos de PSA no norte de Hessen.
24 de Julho de 2025 / Ministério da Agricultura de Hessen / Alemanha
https://landwirtschaft.hessen.de